Comarca de Santo Antônio das Missões vai realizar a segunda edição das “Audiências Crioulas”

Piquete dos Farrapos será um dos locais de realização (Divulgação)

Iniciativa busca inserir o Judiciário nas comemorações da Semana Farroupilha

A Comarca de Santo Antônio das Missões vai realizar, na quinta e sexta-feira desta semana, a segunda edição das “Audiências Crioulas”. A iniciativa busca inserir o Judiciário nas comemorações da Semana Farroupilha e promover o envolvimento e a aproximação da comunidade.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Conforme a drª Ana Lúcia Todeschini Martinez, Juíza da Vara Judicial da Comarca, essa tradição iniciou em 2003, por meio de iniciativa do Juiz Osmar de Aguiar Pacheco, na cidade de Muçum-RS. Ano passado, por conta da pandemia, a “Audiência Crioula” não ocorreria em nenhuma comarca, mas por “incentivo de juízes mais antigos” a drª Ana Lúcia decidiu fazer em Santo Antônio, fato que repercutiu em todo o estado.

A magistrada explica que são levados a julgamento casos reais, ou seja, não se trata de uma encenação. Os processos escolhidos para este ano são de usucapião (processos não contestados), que não tem partes adversárias. As partes envolvidas fazem suas manifestações em versos e a própria sentença é lida em rima. “Tudo é feito da mesma forma, mas com o tradicionalismo envolvido”, explica a Juíza.

Na quinta-feira, 16, às 15h, a audiência é no Piquete dos Farrapos. Na sexta-feira, 17, às 15, será no CTG Porteira das Missões. Estão previstas apresentações de gaita e violão e também a dança da chula, que será realizada por um dos servidores da Comarca. A comunidade é convidada a acompanhar.

Fonte: Rádio São Luiz