Mostra cultural reúne trabalhos de alunos da Rede Municipal de Ensino de São Luiz Gonzaga e APAE para valorizar a cultura gaúcha 

Solenidade de abertura da mostra ocorreu na quarta-feira

Visitação para o público ocorre nos dias 23 e 24 de setembro na SEMEDE, de acordo com os protocolos da COVID-19 

São Luiz Gonzaga – A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE), dando sequência ao projeto cultural nas escolas da Rede Municipal de Ensino e APAE, organizou a Mostra Cultural Gaúcha. A mostra cultural tem como objetivo resgatar a parte histórica e valorizar o legado da cultura gaúcha, desenvolver uma postura de respeito às diversidades culturais e construir o conhecimento e o pensamento crítico em relação às várias formas culturais. A mostra é realizada no mês de setembro integrando as atividades alusivas à Semana Farroupilha.  

Receba as nossas notícias no WhatsApp

O ato de abertura da Mostra Cultural Gaúcha ocorreu na quarta-feira (22), e contou com a presença do prefeito, Sidney Brondani; do vice-prefeito, Piti Werle; da secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz; da secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Panegalli; das vereadoras Rose Grings e Nara Mendes; do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Carlos Sidnei Ferreira; da presidente do Conselho Municipal de Cultura, Beverly Bassani; e da representante da 32ª Coordenadoria Regional de Educação, Denise Chagas Figueirêdo.  

Para a mostra, os alunos produziram maquetes, fotos, desenhos, pesquisas, entrevistas e outros materiais, com o auxílio de professores e professoras. “Como secretaria, acreditamos que para acontecer uma educação transformadora, na qual nossos alunos tenham consciência das diversidades, ações temáticas como essa são fundamentais, dando a eles a oportunidade de dialogar sobre a nossa cultura. A cultura gaúcha é uma mistura de culturas, ela é muito rica e grandiosa, e nós acreditamos na importância dessa ampliação dos estudos sobre a cultura regional”, afirmou a secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz. Em maio, o projeto cultural abordou a cultura indígena. Em novembro, será realizada a mostra com trabalhos alusivos à cultura afrodescendente. 

Durante a abertura da mostra, o prefeito Sidney Brondani, destacou a importância de abordar a cultura gaúcha e a realização do projeto. “A nossa formação cultural tem várias essências, várias raízes, começando pela indígena, passando pela africana, portuguesa, espanhola, italiana e por tantas outras, remetendo à formação do povo gaúcho. Quero parabenizar as equipes das escolas, os professores e especialmente aos alunos, que tiveram toda essa criatividade para demonstrar a nossa origem, o que é o Rio Grande do Sul, isso é importante para nós.  Povo que não tem história, que não olha o seu passado, dificilmente vai compreender o seu presente e muito menos o futuro.”. 

A Mostra Cultural Gaúcha ficará exposta até sexta-feira (24), das 8 horas até às 11h30min e das 13h30min até às 16h30min. A SEMEDE convida a comunidade para visitar a Mostra Cultural Gaúcha, na sede da Secretaria da Educação junto a Biblioteca Municipal.  

Por Volnei Oliveira / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações de SEMEDE