Dia Nacional do Meteorologista: Catia Valente fala sobre as particularidades da profissão
Profissionais responsáveis por prever o comportamento do tempo comemoram o seu dia neste 14 de outubro
São Luiz Gonzaga – A meteorologista Catia Valente, responsável pelos boletins meteorológicos da Rádio São Luiz, falou nesta quinta-feira, 15, sobre a profissão que exerce. Ela iniciou recordando que até bem pouco tempo as pessoas não sabiam que existia um curso de graduação para a área, mas que ao longo dos últimos anos a atividade ganhou destaque com a maior procura por informações do tempo e o avanço da tecnologia.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
A previsão do tempo é utilizada em diferentes situações, indo desde corridas de Fórmula 1 até áreas como a agricultura. Segmentos do turismo, comércio, indústria, navegação e aviação também têm na meteorologia uma base importante para decisões estratégicas.
Catia, além das previsões locais para emissoras de rádio, trabalha elaborando alertas para a defesa civil. Ela é uma das responsáveis por prever eventos meteorológicos que possam oferecer risco à população. “Uma área extremamente nobre. A meteorologia é uma ciência muito importante”, comentou.
Para elaborar os boletins, a meteorologista analisa um grande número de modelos meteorológicos, os quais permitem estabelecer parâmetros para diferentes tipos de necessidade. O fenômeno La Niña, por exemplo, deve repetir o comportamento do ano passado. Os prognósticos indicam que será fraco, o que gera chuvas mais espaçadas, irregulares; um cenário não muito diferente do que vem ocorrendo agora. “Não é bom para reservação, mas para a agricultura, se levar em conta o ano passado, foi bom, pois choveu especificamente para as culturas”, recordou.
Catia reside em Porto Alegre, é meteorologista com experiência em comunicação multimídia (atuação em rádios, jornais, televisão e internet). Consultora de clima para empresas do setor agrícola; palestrante em eventos do setor do agronegócio, indústria e comércio; e tem foco na área ambiental e experiência em projetos do setor .
Fonte: Rádio São Luiz