Coordenador técnico fala sobre início da colheita do trigo na área da Coopatrigo
São Luiz Gonzaga – O coordenador técnico da Coopatrigo, engenheiro agrônomo Bento Buttenbender, falou ontem, 19, sobre o início da colheita do trigo na área da cooperativa. O processo iniciou na segunda-feira, 18, nas “lavouras do cedo”. As áreas plantadas entre 10 e 14 de junho só devem ser finalizadas no fim deste mês.
Receba as nossa notícias no WhatsApp
Ele avaliou que apesar do excesso das chuvas da semana passada, em âmbito geral, não houve maiores danos, até porque o trigo não estava totalmente pronto para efetuar a colheita. A ressalva são alguns locais “onde ocorreram chuvarada e queda de granizo”.
Sobre produtividade, Buttenbender disse que é preciso ter cuidado ao avaliar, pois como a área é ampla, ocorre muita variação. A projeção do início do plantio era de 55 a 60 sacos por hectare, com perdas de 30% a 35%. A média, portanto, era com base nestes números. De modo geral, alguns lugares devem colher 35 sacos e em outros acima de 50 sacos. “Sempre lembrando que a área é expressiva, por isso falar em média não é tão simples”, reforçou.
O engenheiro agrônomo concluiu destacando que a região viveu 57 dias de seca, sendo a mais afetada no estado. Isso deve interferir na produtividade, mas não na qualidade. Contudo, o impacto é menos significativo do que havia previsto.
Fonte: Rádio São Luiz