ETE Cruzeiro do Sul realiza reunião presencial de professores

(Divulgação)

Momento significativo de retorno à presencialidade e engajamento profissional

São Luiz Gonzaga – Desde março de 2020, em virtude da pandemia do coronavírus, a Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, assim como as demais instituições, precisou reorganizar sua rotina, passando pelas atividades totalmente remota, pelo ensino híbrido até o retorno à presencialidade.

Receba as nossa notícias no WhatsApp

Nesse percurso, foram muitos os desafios, na busca de assegurar, ao mesmo tempo, a proteção à saúde de alunos, professores e funcionários, e a continuidade do processo formativo, com qualidade e responsabilidade. Por ser uma escola técnica, os desafios são ainda maiores, posto que, durante todo o período pandêmico foi necessário continuar cuidando dos setores produtivos, especialmente aqueles que envolvem a produção animal e vegetal.

Na quarta-feira, dia 20 de outubro, ocorreu a reunião presencial de professores, constituindo-se como um marco na retomada das atividades presenciais, pois, após um ano e meio de encontros via plataformas virtuais, os educadores voltam a encontrar-se no espaço escolar, para planejar a finalização do ano letivo 2021.

Inicialmente, reuniram-se os professores da área técnica, para deliberar sobre temas específicos de cada setor produtivo e sobre os estágios supervisionados. A seguir, todo corpo docente participou das reflexões e do planejamento pedagógico.

O diretor da Escola, professor Ayrton Ávila da Cruz, deu as boas-vindas aos presentes e informou sobre assuntos de interesse geral: Formação da Agptea, substituição de recursos humanos, situação das lavouras e do rebanho, retorno dos alunos ao internato, obras em andamento, bem como sobre a necessidade de contenção de gastos até o encerramento do ano.

A vice-diretora Ana Paula Back Ferreira, distribuiu a mensagem “Recomeço”, de Braulio Bessa, explicando que a comunidade escolar vivencia um recomeço, após todas as aprendizagens decorrentes da necessidade de adaptar-se às novas tecnologias para as aulas remotas. Esse recomeço implica em repensar as práticas e reorganizar o cotidiano, o que envolve não apenas as questões pedagógicas, mas também os aspectos emocionais.

A vice-diretora Rosalva Gomes Ferreira e a coordenadora Lizandra Andrade Nascimento abordaram temas como a postagem de materiais na Sala de Aula Vrtual (Classroom), para alunos que optaram por permanecer no ensino remoto; preenchimento da chamada on-line, sistema de avaliação do Curso Subsequente, registro de aulas até o final do semestre, acompanhamento dos alunos das turmas do Pós 1 do Pós 2, e, ainda, sobre a programação do Dia do Técnico em Agropecuária, que acontecerá nos dias 04 e 05/11/2021.

O Diretor solicitou que cada professor falasse sobre seus anseios e percepções a respeito deste “recomeço” e sobre o andamento de cada setor. No final do encontro, a equipe diretiva presenteou os educadores com um mimo personalizado, como homenagem pelo Dia do Professor, ocorrido em 15 de outubro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Escola Técnica Cruzeiro do Sul