Provas da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas são aplicadas na área da 32ª CRE

(Divulgação)

Região – A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Ela tem como objetivos, estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade promovendo a difusão da cultura Matemática, identificado jovens talentos e incentivando o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

Seu público alvo são alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em escolas públicas estaduais. As inscrições para participação dos alunos são gratuitas e realizadas pela SEDUC para todos os alunos de 4º e 5º anos da rede estadual.

As provas são realizadas em fase única e são compostas de 15 questões objetivas com 5 alternativas. O conteúdo das provas segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A abordagem das questões traz as características de aplicação do raciocínio lógico e da criatividade já conhecidas da OBMEP.

As escolas da área de abrangência da 32ª CRE e demais escola públicas do Estado do Rio Grande do Sul estão aplicando a prova hoje, desde a parte da manhã. Até o momento a maioria dos alunos já realizaram a prova, sendo que a mesma só será aplicada hoje, dia 26 de outubro de 2021.

Fonte: Assessoria de Comunicação da 32ª CRE