Mais de três meses depois, obras na rede elétrica da Escola Senador Pinheiro Machado ainda não iniciaram

(Arquivo/Divulgação)

Escola apresenta instabilidade na rede e, por segurança, foi fechada até que o problema seja solucionado

São Luiz Gonzaga – A Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Pinheiro Machado, uma das mais tradicionais do município, está fechada para as aulas desde julho deste ano. A decisão foi tomada após o prédio apresentar problemas na rede elétrica, oferecendo risco para a comunidade escolar.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Desde então, os cerca de 200 alunos foram realocados pela 32ª Coordenadoria Regional de Educação para o Núcleo Paulo Freire, na Rua Bento Soeiro de Souza. Os alunos dos anos iniciais, 1º ao 5º ano, passaram a frequentar as aulas no período da tarde, enquanto os alunos dos anos finais, 6º ao 9º ano, pela manhã.

O diretor da escola, professor Chico Terra, destaca que todos foram muito bem acolhidos pelo Núcleo e estão bem assessorados pela Coordenadoria, mas manifesta preocupação e pede a mobilização da comunidade para que o problema seja resolvido logo. As instalações provisórias no Núcleo não oferecem espaço adequado por conta das restrições da área física do prédio. Há preocupação em momentos como o recreio e na saída das aulas, quando aumenta o fluxo de veículos na via.

Segundo o que foi repassado ao diretor pela 14ª Coordenadoria Regional de Obras, com sede em Santo Ângelo, a obra tem caráter emergencial o que, em tese, deveria dar celeridade. Contudo, passados mais de três meses, o projeto ainda encontra-se em fase de aperfeiçoamento.

A Escola Senador Pinheiro Machado tem 108 anos, o prédio atual, na Avenida Senador, tem mais de 70. Atualmente, um zelador tem feito a manutenção do prédio. Chico está preocupado, pois acredita que com a demora alunos devem deixar a escola, transferindo-se para outras instituições.

Fonte: Rádio São Luiz