“Entre os muros da prisão”: Livro elaborado pelo NEEJA Promotor Jorge Vicente Pacheco será lançado na 44ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga

Docentes integrantes do NEEJA Promotor Jorge Vicente Pacheco (Divulgação)

São Luiz Gonzaga – A Direção e professores do NEEJA Promotor Jorge Vicente Pacheco, que funciona junto à Penitenciária Estadual de São Luiz Gonzaga, apresentam o III volume do livro: Entre os muros da prisão, resultado de atividades desenvolvidas no NEEJA, durante as aulas de Língua Portuguesa, com a coordenação e organização da profª Silvânia de Araújo Pês, da Área de Linguagens.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

As produções textuais foram elaboradas pelos alunos que frequentaram a escola  no ano de 2021, a partir de práticas desenvolvidas para instigar e incentivar o uso da palavra para escrever e expressar emoções. Foram inúmeras as atividades de sensibilização para possibilitar e despertar nos alunos o poder criativo que todos têm, favorecendo o estímulo à leitura e criação literária.

A coletânea tem como objetivo compartilhar com a sociedade as vivências de pessoas privadas de liberdade que, através da poesia externam sentimentos reprimidos de dor, saudade, lembranças, distância da família e esperança de dias melhores.

Através de uma abordagem simples, mas tecida com uma imensa bagagem de histórias de vida, o leitor é convidado a refletir sobre cada palavra registrada.

Através da realização e divulgação de trabalhos que envolvem o cognitivo associado ao emocional, a escola estará contribuindo com a educação prisional, pois acredita que o trabalho que vem sendo desenvolvido no NEEJA Promotor Jorge Vicente Pacheco, consequentemente, poderá resultar em mudanças de paradigmas, começando pelo município e região afora.

Acreditamos que a educação ainda é a esperança para a futura reintegração social, sendo indispensável proporcionar aos alunos privados de liberdade, conhecimento e formas para que os mesmos acreditem que a mudança de comportamento é possível e necessária para uma boa convivência em sociedade.

Esse trabalho só foi possível graças ao envolvimento da professora que coordenou as atividades e demais profissionais da educação que integram a equipe de  trabalho, aos quais a direção do NEEJA agradece imensamente, estendendo os agradecimentos ao diretor da Penitenciária Estadual de São Luiz Gonzaga – Sr. Claudio  Miranda Dalpizzol que oportuniza o desenvolvimento de nossas práticas e nos dá alicerce para a realização das atividades propostas pelo NEEJA e a todos que de uma ou outra forma contribuíram, para que o sonho de ver a coletânea publicada se tornasse realidade. Agradecimento especial à 32ª CRE, representada pela Coordenadora de Educação Mônica Pagliusi Lopes Justo, de onde partiu o convite para o lançamento de nossa coletânea na Feira do Livro e a Secretaria de Turismo e Cultura pelo espaço para que possamos divulgar nosso trabalho.

O livro: Entre os muros da prisão III volume, estará sendo lançado na 44ª Feira do Livro, que acontecerá no período de 02 à 05 de dezembro de 2021.

Por Andreia Stragliotto – Diretora do NEEJA Jorge Vicente Pacheco