44ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga começou com discurso emocionante do patrono João Ribeiro
Solenidade foi realizada pela manhã, no Palco Cenair Maicá
São Luiz Gonzaga – Iniciou nesta quinta-feira, 02, a 44ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga. A cerimônia de abertura ocorreu no Palco Cenair Maicá, na Praça da Matriz, reunindo autoridades, expositores, estudantes e a comunidade em geral.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
O evento teve a manifestação da Secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine, seguida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Laureano Castilho, e pelo prefeito Sidney Brondani. A professora Ivone Ávila, do grupo Gurias de 64, que reúne egressas do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, das Irmãs Salesianas, também se manifestou na condição de representante das homenageadas.
João Ribeiro de Almeida, o patrono da Feira do Livro deste ano, falou na sequência. Ele contou sua história de vida por meio de um relato detalhado de todos os passos importantes da sua trajetória, o que inclui o processo de sua adoção, passando pelo momento em que escreveu os primeiros versos, sua chegada a São Luiz Gonzaga (ele nasceu no interior de Jaguari) até a escrita de letras que hoje integram sucessos da musicalidade gaúcha. O relato de uma vida de superação, que culminou na formação de um profissional e cidadão admirado por amigos e desconhecidos, emocionou o público.
Ao lado de Adilson Damião, Luiza Caterine e Vânia Coimbra, João Ribeiro ainda cantou os versos da célebre composição em homenagem a Jacinto. Depois, recebeu homenagem do neto Davi, o carinho da esposa Luce e das filhas Maura e Vitória, para então tocar o sino declarando oficialmente aberta a 44ª Feira do Livro.
O evento segue até domingo e a programação pode ser conferida (aqui)
Por Kelvin Morais
Fonte: Rádio São Luiz