São Luiz Gonzaga: Ambulatório Covid-19 contará com o atendimento de dois médicos a partir de hoje
Com o aumento no número de casos, demanda de atendimentos no ESF Centro aumentou
São Luiz Gonzaga – De 17 a 20 de janeiro, São Luiz Gonzaga registrou 457 casos novos de Covid-19. No último dia 18, com a notificação de 142 casos em um dia, o município bateu o recorde de casos novos desde o início da pandemia. O elevado e rápido aumento no número de infectados acaba sobrecarregando o sistema de saúde, em especial as unidades dedicadas ao enfrentamento da pandemia.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A equipe do ESF Centro (Ambulatório Covid-19), com dedicação exclusiva aos pacientes com sintomas gripais, viu o número de atendimentos médicos diários aumentar, com média de 100 pacientes por dia. Para atender um número maior de pessoas, a partir desta segunda-feira, 24 de janeiro, o Ambulatório Covid-19 contará com a atuação de dois profissionais. O médico João César Fortes, que atua na ESF Dr. Chico, irá atender no Ambulatório Covid-19 nos turnos da manhã e tarde, junto com a médica Léa Pes.
A coordenadora dos ESFs, a enfermeira Katiele Almeida, pede a colaboração da comunidade. “É uma situação de emergência, por isso foi necessário realizar essa alteração. Será algo temporário, até que o número de atendimentos no Ambulatório Covid-19 volte a ficar estável. Sabemos que não é uma situação fácil para os pacientes, mas também não é fácil para as equipes de saúde. Por isso, pedimos a colaboração e a compreensão da comunidade”.
A ESF Centro atende em três turnos, das 7 horas ao meio-dia, das 13 horas até às 16 horas e das 18 horas até às 22 horas, de segunda a sexta-feira (exceção dos feriados). O ambulatório também realiza atendimento aos sábados, das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 17 horas.
Alterações
Conforme a coordenação dos ESFs, os pacientes do ESF Dr. Chico que necessitarem de atendimento médico serão referenciados ao Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG), após avaliação no ESF. As vacinas Covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades serão referenciadas para o ESF Trinta. Na ocasião, as crianças que chegarem ao ESF Dr. Chico, a técnica de enfermagem irá contatar a equipe da outra unidade e encaminhar essa criança para a vacinação. Em decorrência da alteração, nesta quinta-feira, 27, não será realizado atendimento médico no Rincão de São Pedro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA