Em 10 dias, São Luiz registrou número de casos positivos de Covid-19 semelhante ao contabilizado ao longo de seis meses do ano passado

(Ilustrativa/Divulgação)

São Luiz Gonzaga – A nova onda causada pela variante Ômicron impressiona pelo alto número de contagiados. Conforme o biomédico Günther Sott, em um período de 10 dias São Luiz Gonzaga contabilizou 951 casos. A efeito de comparação, entre julho e dezembro do ano passado foram 979 casos.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp 

A situação é diferente de tudo que já foi visto e causa preocupação nas autoridades sanitárias. A nova onda não está gerando, proporcionalmente, mais internações e óbitos, mas pressiona o atendimento ambulatorial, que trata dos sintomas leves. Há, ainda, pressão no serviço de diagnóstico.

Günther avalia que o desgaste pelo tempo de duração da pandemia e o avanço da imunização podem ter levado a população a “perder o medo” da doença, mas ele lembra que quanto maior o número de contágios maior é a chance de alguém vir a óbito, especialmente os não vacinados.

A recomendação segue sendo continuar com as medidas básicas, principalmente o uso de máscaras de boa qualidade e a manutenção dos ambientes bem ventilados. Por fim, Günther informa que o Laboratório Municipal dobrou o número de fichas para o atendimento diário das pessoas que procuram o exame de diagnóstico. Não há necessidade de madrugar nas filas.

Fonte: Rádio São Luiz