Famurs e MTG ofertam curso para capacitar professores e implementar a cultura gaúcha no currículo escolar

(Divulgação/Famurs)

O curso visa auxiliar as prefeituras e professores no processo, tendo em vista a previsão das disciplinas na Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação, no quesito regionalidades

Porto Alegre – Com objetivo de atender à demanda dos municípios em implementar disciplinas sobre cultura regional, a Famurs e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) firmaram uma parceria para lançar o curso “Implementação da Cultura Gaúcha nos Currículos Escolares”. O acordo foi firmado na quarta-feira, 26, na Casa João Barro, sede do MTG.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O curso visa auxiliar as prefeituras e professores no processo, tendo em vista a previsão das disciplinas na Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação (MEC), no quesito regionalidades.

A parceria foi firmada com a presença dos assessores técnicos da Famurs, Márcio Biasi, de Educação; Vinicius Brito, de Cultura; Marcelo Gigoski, de Esporte e Lazer; e Ismael Horbach, de Agricultura; representando o MTG, a vice-presidente de Cultura, Renata Pletz, e o diretor do Departamento de Aperfeiçoamento e Formação Tradicionalista, Anderson Hartmann; e o vice-prefeito de São Jerônimo, Júlio César Prattes da Cunha.

De acordo com a vice-presidente de Cultura do MTG, trata-se de uma parceria de destaque entre duas importantes instituições, o MTG e a Famurs. “Capacitar os professores e auxiliar os municípios é de fundamental importância para reforçar os nossos valores mais genuínos, bem

como elevar o conhecimento sobre a cultura gaúcha e fomentar nos alunos a necessidade de pertencimento à sua terra e ao seu lugar”, ressaltou Renata, que também é professora há mais de 20 anos.

A primeira edição do curso já tem data para acontecer. Será nos dias 8 e 9 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h às 17h, com carga horária total de 14 horas. Serão ministradas aulas com temáticas voltadas ao folclore, símbolos, literatura regional, gastronomia típica, chimarrão, indumentária gaúcha, história do Rio Grande do Sul e aplicação pedagógica do folclore na escola.

As inscrições e detalhes do curso estão disponíveis em https://famurs.com.br/capacitacao/146.

Fonte: Famurs