Centro de Saúde e ESF’s estarão abertos no próximo sábado para ampliar a imunização das crianças

(Ilustrativa/Divulgação)

São Luiz Gonzaga – No próximo sábado, 12, no período da manhã, todos as ESF’s e o Centro de Saúde estarão abertos. A iniciativa visa facilitar a imunização das crianças, processo que está em andamento desde o dia 19 de janeiro.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme a enfermeira Águeda Balbé, por se tratar de um público diferente, a imunização tem sido mais lenta. Os profissionais de saúde fazem acolhimento e há um período maior de conversa com os pais.

É importante que os responsáveis pela criança entrem em contato com a sua unidade de saúde para fazer o agendamento, seja para os dias da semana ou para a mobilização do próximo sábado. A criança precisa estar acompanhada e ter em mãos o cartão SUS, CPF e a caderneta de vacinação.

A avaliação da coordenadora do Centro de Saúde é que a adesão é boa. Os questionamentos mais comuns são sobre reações, ou seja, perguntas semelhantes às feitas sobre outras vacinas.

O imunizante aplicado nas crianças é o da Pfizer, o mesmo que os adultos fizeram, mas em concentração menor. As reações mais comuns são a dor no braço, no local da aplicação, e, em alguns casos, febre baixa. Atualização: Com chegada de nova remessa, Secretaria Municipal de Saúde também passou aplicar doses da Coronavac.

Fonte: Rádio São Luiz