Polícia Civil e Brigada Militar realizam ofensiva contra o furto abigeato em São Nicolau, Pirapó e Garruchos
Armas de fogo, munição e veículos utilizados pelos investigados foram apreendidos. Um homem de 28 anos foi preso
São Nicolau, Pirapó e Garruchos – A Polícia Civil, por intermédio do setor de investigações da Delegacia de Polícia de São Nicolau, sob coordenação do Delegado Anderson Pettenon, deflagrou ofensiva com o objetivo de combater a prática do crime de furto abigeato na região das missões.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Segundo apurando durante as investigações, o grupo criminoso, com emprego de armas de fogo, realizava o abate dos animais nas propriedades rurais de São Nicolau, Pirapó e Garruchos. Após três meses de investigação, os suspeitos foram identificados e, com a autorização da justiça, foram realizadas buscas em suas residências nas áreas urbana e rural de São Nicolau.
Durante as diligências, foram encontradas espingardadas, munição e um revólver com numeração raspada. O homem preso era o responsável pela guarda das armas utilizadas na ações criminosas. Também foram apreendidos veículos usados na prática do abigeato.
A ação contou com o apoio de policiais civis e militares vinculados à operação operação Hórus do Ministério da Justiça, de combate a crimes de fronteira, bem como do efetivo da Brigada Militar local, além de agentes da Delegacia de Polícia de São Nicolau.
O inquérito policial será encaminhado ao Poder Judiciário, devendo os investigados indiciados serem indiciados pelos crimes de associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e furto abigeato. Também foram identificados estabelecimentos comerciais responsáveis pela compra de carne oriunda do furto abigeato, os quais serão também objeto de investigação.
A Polícia Civil alerta que a compra de carne oriunda de abigeato configura o crime de receptação, cuja pena varia de 02 a 05 anos de prisão. Denúncias e informações podem ser repassadas de forma anônima através do telefone 197.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil