Comitiva com integrantes da Fetag, da macrorregional e das regionais já está em Ijuí para o 10º Grito de Alerta
Ijuí – O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Rafael Dalenogare Paz, informou nesta terça-feira, 15, que parte das lideranças envolvidas na organização do 10º Grito de Alerta já está em Ijuí. Hoje está sendo finalizado o cronograma de ações para o movimento de amanhã, para o qual são aguardadas cerca de cinco mil pessoas.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O ato iniciará por volta das 9h e seguirá até o meio-dia, reunindo agricultores, vereadores, vice-prefeitos e prefeitos da região. A concentração será na praça do município.
Neste ano, por conta da pandemia, não haverá grandes deslocamentos. O público também foi reduzido, antes a previsão era de 10 mil pessoas.
Segundo Rafael, o ato tem duas frentes. A ação em Ijuí visa mostrar a força do movimento e pressionar os governos por soluções para as dificuldades do homem do campo em função da estiagem. Um segundo grupo, liderado, entre outros, por Márcio Langer, coordenador da Regional Sindical Missões II, está em Brasília em audiências com ministérios e lideranças políticas.
O ato já começa a resultar nas primeiras sinalizações positivas. O senador Luis Carlos Heinze e alguns deputados da base do governo têm admitido a importância do movimento. “O maior problema alegado pelo governo é a falta de orçamento, que teria que remanejar recurso, e é isso que estamos buscando”, destaca o presidente Rafael.
A Rádio São Luiz vai acompanhar o ato de amanhã com o enviado especial Osmar Werner.
Fonte: Rádio São Luiz