Bombeiros de São Borja, Santo Ângelo, Santa Cruz e Canoas auxiliam no combate aos incêndios em Santo Tomé, na Argentina

(Foto: Gustavo Valdés/Arquivo Pessoal/Divulgação)

São Borja – O prefeito de São Borja e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, Eduardo Bonotto, informou na manhã deste sábado, 19, que por volta das 8h30min de hoje, a força de resposta rápida dos Bombeiros iniciou a operação de auxílio a Santo Tomé, na Argentina. A cidade, que está ao lado de São Borja, separada pelo Rio Uruguai, sofre com incêndios de grandes proporções.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo Bonotto, foram deslocados equipamentos, veículos e um efetivo de 20 bombeiros “com treinamento em missões de busca, salvamento e resgate em situações extremas, especialmente condições climáticas adversas”. São militares de São Borja, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul e Canoas.

Estimasse que existam, neste momento, 17 focos ativos em toda a Província de Corrientes. O impacto já teria atingido 700 mil hectares e 31 mil plantações florestais.

“A preocupação no momento é com as chamas que se aproximam de povoados e da própria cidade de Santo Tomé”, escreveu o prefeito em uma rede social.

O pedido de ajuda foi feito ao prefeito Bonotto pelo Intendente de Santo Tomé, José Augusto Suaid. A missão foi autorizada pelos governos federal e estadual.

“Somos nações diferentes, divididas pelo nosso Rio Uruguai, mas jamais vamos nos furtar de auxiliar nossos irmãos e vizinhos argentinos que sempre tivemos um ótimo relacionamento como seres humanos, cidades vizinhas e também irmãs conforme nossas origens. O mesmo rio e ponte que nos separam serve de ligação para nos aproximarmos”, escreveu Bonotto.

Fonte: Rádio São Luiz