Após mais de 20 anos, Delegada Elaine Maria Schons deixa São Luiz Gonzaga para atuar em Santa Maria

Delegada Elaine em seu novo local de trabalho, o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria. (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

A Delegada de Polícia Elaine Maria Schons assumiu hoje, 08, Dia Internacional da Mulher, sua nova função no Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria. Ela deixa a titularidade da Delegacia de Polícia de São Luiz Gonzaga e as Missões após um período de mais de 20 anos.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Elaine prestou o concurso para a Polícia Civil em 1997, em 1998 assumiu a Delegacia de Polícia de Santo Antônio das Missões. Logo após, passou um período em São Pedro do Sul e Santa Maria, retornando às Missões em 2001, quando finalmente se estabeleceu em São Luiz Gonzaga.

Aqui, além da titularidade da Delegacia de Polícia, chefiou a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Posto Policial da Mulher, Delegacia Regional de Polícia (por cinco anos) e agora, nos últimos quatro anos, novamente a Delegacia de Polícia. Além disso, respondeu por várias delegacias de municípios da região, sendo a última de Bossoroca.

Neste período, vários momentos marcantes e fatos de repercussão fizeram parte da rotina da policial. Ela citou, por exemplo, o caso de um pai que matou os dois filhos e tentou matar a esposa em São Lourenço das Missões, um acidente envolvendo um ônibus de excursão com jovens argentinos, com várias vítimas, a Operação Fruto Proibido, que revelou um esquema de adolescentes em situação de prostituição, exploração sexual infantil e uso de drogas. Perdas pessoais, envolvendo pessoas com que ela tinha relações em acidentes de trânsito, que mostraram o lado difícil de ser policial em uma cidade pequena e na qual se faz muitos amigos.

A decisão de mudar partiu dela. A Delegada Elaine explica que as movimentações são até mais frequentes. Em 2011, quando deixou a Regional, recebeu vários convites, mas por motivos pessoais recusou. Atualmente, como não tem mais vínculos familiares na região (seus pais faleceram) e tem irmãos e sobrinhos morando em Santa Maria, ela optou por mudar. A policial também quer que seu filho, que já está no Ensino Médio, tenha a oportunidade de realizar o sonho de ingressar na Universidade Federal de Santa Maria, assim como ela o fez em meados dos anos 1990.

A Delegada explica que seu novo posto de trabalho, o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp), como o nome sugere, reúne todo o sistema de monitoramento da cidade. Elaine se disse bastante impressionada com a estrutura. Hoje é seu primeiro dia de trabalho.

Por fim, ela agradece todos que interagiram com ela ao longo destes 20 anos. Agradece a comunidade e os policiais com quem ombreou em toda a região. “Quero dizer da minha satisfação em ter atuado e minha imensa felicidade de estar de volta à cidade que considero o meu lar. Estarei bem junto dos meus filhos e minha família”, concluiu.

Centro Integrado de Operação de Segurança Pública, novo local de trabalho da Delegada Elaine. (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

Fonte: Rádio São Luiz