Ciclista defende debate do tema “bicicletas no trânsito” em São Luiz Gonzaga


O ouvinte citou como exemplo casos de atropelamentos e até mortes envolvendo ciclistas como motivos para que este assunto seja discutido com firmeza pelo poder público. (Foto: Divulgação)
Um ciclista são-luizense enviou mensagem para a emissora sugerindo o debate sobre o tema “bicicleta no trânsito”. Ele defende que o item deixou de ser um “brinquedo de criança” e se tornou um meio de transporte, atividade física e de lazer.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Na mensagem, ele cita que muitos municípios fora da região já se organizaram e implementaram as chamadas ciclofaixas, que são espaços dedicados especificamente ao trânsito das bicicletas. O ouvinte citou como exemplo casos de atropelamentos e até mortes envolvendo ciclistas como motivos para que este assunto seja discutido com firmeza pelo poder público.
Segundo o mesmo relato, “há mais de dois anos uma sugestão de ciclofaixa foi entregue ao Executivo, mas desde então a sensação é que o assunto não evoluiu”. Ele diz entender que as ruas da cidade são estreitas e incompatíveis com a ciclofaixa, mas citou que existe uma lei federal prevendo estes espaços.
“Não represento nenhuma entidade ou associação, mas com certeza esses pensamentos são compartilhados por muitos dos ciclistas. A educação do trânsito começa em casa, nas escolas, nas ruas, no trabalho, envolvendo ciclistas e motoristas. Acredito piamente que nosso trânsito possa ser mais humanizado”, escreveu o ouvinte que pediu para não ser identificado.
Fonte: Rádio São Luiz