Presidente da Assembleia Legislativa do RS diz que governo federal deveria repassar “no mínimo R$ 4 bilhões” para repor perdas da estiagem
O Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), está cumprindo agenda na região nesta quinta-feira, 10, onde vai participar, à tarde, de encontro promovido pela Associação dos Municípios das Missões e Assembleia Legislativa das Missões, em Cerro Largo. A pauta principal é a estiagem e os seus efeitos na economia gaúcha.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Na avaliação do parlamentar, tanto o governo estadual como federal “parecem ainda não ter percebido o quanto será impactante para toda a economia, pois diminui arrecadação, geração de emprego e acarreta no encarecimento dos alimentos”. Valdeci estima que para repor as perdas é necessário, no mínimo, que o governo federal repasse R$ 4 bilhões de reais.
Ele lembrou que recentemente esteve em Brasília com uma comitiva que reuniu representantes da Farsul ao MST, “exemplificando o quanto a situação é grave”. A mobilização, no entanto, ainda não teve resultados e a sensação do Presidente da Assembleia é que os ministérios “não acreditam que haja seca no Rio Grande do Sul”.
Valdeci acrescentou que é preciso haver políticas preventivas. Ele informou que foi criada uma comissão na casa legislativa gaúcha para apresentar uma proposta de estado para tratar essa questão envolvendo o setor primário.
Por fim, Valdeci comentou que no dia 7 de abril lançará um movimento estadual de combate a fome e miséria. “Não podemos achar que é natural uma criança ir para a sinaleira pedir esmola para não passar fome”, concluiu.
Fonte: Rádio São Luiz