Procon recebe questionamentos de clientes sobre elevação do preço dos combustíveis

O cliente que se sentir lesado deve apresentar as notas fiscais da compra para confrontação com as notas dos postos junto às distribuidoras. (Foto: Divulgação)
O Procon Municipal, desde ontem, 10, está recebendo questionamentos sobre a elevação do preço dos combustíveis em alguns estabelecimentos de São Luiz Gonzaga. Conforme a coordenadora local, Michele Schmitz de Araújo, diante dos fatos, o órgão está notificando os postos para apresentarem a nota de compra junto às distribuidoras nos últimos 10 dias.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Ela explica que o cliente que se sentir lesado deve apresentar as notas fiscais da compra. Muitos consumidores também têm enviado fotos da bomba com o preço já alterado.
Após o recebimento de todos os documentos, com a confrontação dos dados, o Procon poderá verificar se houve aumento antes da troca do estoque ou um aumento desproporcional e injustificável. Com o cálculo da margem, o órgão consegue visualizar se houve abusividade.
Michele lembra que o aumento sem chegar o preço novo da distribuidora é considerado prática abusiva e o estabelecimento que praticar a infração poderá ser penalizado. Ela pede que o consumidor ajude a fiscalizar e solicite a nota fiscal.
Aqueles que residem em municípios sem o Procon podem fazer a denúncia no site do Procon Estadual.
Fonte: Rádio São Luiz