Coordenador alerta para o início período de maior incidência de focos do mosquito aedes aegypti


Os meses de março, abril e maio, historicamente são os que apresentam maior número de casos por conta da incidência das chuvas. (Foto: Arquivo/Divulgação)
O coordenador do Setor de Endemias de São Luiz Gonzaga, Milton Fagundes, alertou para o início do período de maior incidência de focos do mosquito aedes aegypti. Os meses de março, abril e maio, historicamente são os que apresentam maior número de casos por conta da incidência das chuvas.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
No histórico recente, no entanto, a situação tem estado sob controle. Em 2021 foram apenas seis casos suspeitos e uma dedetização necessária. De janeiro até agora foram dois casos suspeitos, ambos com resultado negativo.
Para manter os bons índices, Milton alerta para que sejam mantidos os cuidados básicos, não deixando água parada acumular em pequenos recipientes e plantas. Todo foco que possa servir como criadouro precisa ser eliminado.
Ele alerta especialmente as pessoas que trabalham na coleta de recicláveis e nas sucatas de veículos, onde a possibilidade surgirem focos é maior. Por fim, Milton lembra que municípios da região viveram surtos recentes e que a prevenção é o melhor remédio contra o mosquito causador de doenças como como dengue, zika e chikungunya.
Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
- Deixar as lixeiras bem tampadas.
- Colocar areia nos pratos de plantas.
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
- Limpar as calhas.
- Cobrir piscinas.
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
- Limpar a bandeja externa da geladeira.
- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
- Cobrir bem a cisterna.
- Cobrir bem todos os reservatórios de água.
Fonte: Rádio São Luiz