Levantamento aponta 32 casos suspeitos de dengue em São Luiz Gonzaga

Equipe de Combate à Endemias do município tem adotado os protocolos para a eliminação de mosquito. (Foto: Larissa Dorneles)

Município registrou 15 casos de dengue desde o início do ano   

Desde o início de 2022, 15 casos de dengue foram confirmados em São Luiz Gonzaga. Do total, oito pacientes residem no Bairro Duque de Caxias; quatro no Bairro Centro e três no Bairro Raimundo Gomes Neto. Até o momento, os pacientes apresentaram sintomas clássicos de dengue, não sendo registrado nenhum caso de dengue hemorrágica (forma mais grave da doença). 

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica, mais 32 casos estão sob suspeita. As amostras foram enviadas para análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Os casos suspeitos são de pacientes residentes nos bairros Mário, Agrícola, Centro, Vila Nova, Trinta, Harmonia, Duque de Caxias e Raimundo Gomes Neto. O Setor de Vigilância Epidemiológica aguarda os resultados e tem orientado as pessoas com sintomas sobre a doença.   

Com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, por meio da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, a equipe de Combate à Endemias do município tem adotado os protocolos para a eliminação de mosquito Aedes aegypti e de possíveis criadouros. Porém, a colaboração da comunidade é fundamental na eliminação de focos do vetor. Entre os cuidados, não deixar água parada em pratinhos de plantas; evitar o acúmulo de água em calhas, pneus e ralos; manter caixas d’água fechadas; guardar garrafas com o gargalo para baixo; manter as piscinas tratadas adequadamente e os pátios limpos. 

Informações, denúncias e dúvidas podem ser sanadas com a equipe de Combate à Endemias, junto a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do número (55) 3352-9000.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA