Prazo para emitir ou regularizar título de eleitor termina na quarta-feira

(Foto: Divulgação)

A data de 4 de maio é, certamente, uma das mais importantes do calendário eleitoral das Eleições 2022. Ela marca a véspera do fechamento do cadastro eleitoral para o pleito deste ano.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Desde o dia 25, o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem publicando textos especiais para transmitir, com uma linguagem ainda mais simples, informações importantes para que todos possam participar do pleito de 2022 com paz, segurança e confiança.

A data de 4 de maio está prevista no calendário do pleito de 2022, pois a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997, artigo 91) prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada votação, isto é, neste ano, no dia 5 de maio.

Durante o período em que o cadastro eleitoral estiver fechado, o cidadão não poderá tirar o título ou resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas eleições.

Para evitar contratempos, é importante se antecipar para estar apto a votar em outubro. Vale destacar que neste ano importantes cargos estão na disputa.

Em 2022, os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

O atendimento no Cartório da 52ª Zona Eleitoral, localizado na Avenida Senador Pinheiro Machado, no Centro, entre as Ruas General Portinho e Edmar Fabrício, ocorre de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Andréa recomenda, especialmente aos que moram em outros municípios e no interior, a utilização do WhatsApp para retirada de dúvidas. Os números são (55) 9 9662-7489 – 9 9661-3454 ou o telefone fixo (55) 3352-2731.

Fonte: TSE