Iniciado o Projeto de Castração Late e Mia da Acopan

(Foto: Divulgação/Acopan)

A Associação de Colaboradores e Protetores dos Animais de São Luiz Gonzaga – Acopan iniciou neste mês de maio, o Projeto Castração Late e Mia, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O Projeto de Controle Populacional, no valor de R$ 27.540,00 (vinte e sete mil e quinhentos e quarenta reais), se destina a animais comunitários, animais abandonados e de pessoas de baixa renda, bem como animais que são adotados em feiras de adoção organizadas e devidamente cadastradas pela Associação.

A causa animal vem ganhando força com ações de mídias e projetos de lei, que visam diminuir o sofrimento animal e o abandono. Uma das ações que podem vir a auxiliar na diminuição do abandono é a esterilização de animais comunitários ou os de tutores de baixa renda, que não conseguem manter em dia vacinas ou medicamentos, o que geram um alto número de gestações e doenças, e que em alguns casos podem ser transmitidas para o ser humano.

Os animais em nosso município, seja na área urbana ou rural, são vítimas diariamente de abandono, desleixo e maus tratos de maus tutores. Além disso, esses animais podem provocar ou serem vítimas de acidentes de trânsito, além de agredirem outros animais ou mesmo atacarem seres humanos e procriarem sem um controle, contribuindo para agravar mais ainda o problema da superpopulação de animais errantes, e além do mais contraírem e transmitirem doenças zoonóticas e não zoonóticas.

Neste contexto, a Acopan de São Luiz Gonzaga, em parceria com a prefeitura Municipal, iniciou a execução de Projeto pioneiro de castração de fêmeas (felinas e caninas), o qual foi lançado, ainda no ano de 2021, com o cadastramento das famílias interessadas, através de visitas in loco, e também realizada a listagem de animais comunitários e de rua, para posterior análise da Comissão Avaliadora.

A Comissão Avaliadora contou com a participação de membros voluntários e do Conselho Fiscal da Entidade, além da participação do Protetor Laureano Castilho.

O Projeto, que é piloto, irá atender cinco bairros de vulnerabilidade do município, sendo eles, Bairro Loureiro, Bairro Itapevi, Bairro Boa Esperança, Bairro União e Bairro Jauri.

No total serão castradas oitenta e oito fêmeas, todas já cadastradas pela entidade, sendo cinquenta e cinco caninas e trinta e três felinas.

Com o Projeto, se pretende iniciar o controle da superlotação de cães e gatos no Município, bem como conscientizar a comunidade sobre a tutela responsável.

Embora já esteja comprovado que animais não são coisas, e sim seres sencientes, ou seja, passíveis de sofrimento e que merecem respeito, muitas pessoas ainda não possuem esta consciência, o que acarreta em animais maltratados, atirados em fundos de pátios, acorrentados, sem possibilidade de locomoção, errantes em vias públicas, entre outros. Nesse ínterim, a Acopan e a Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga pretendem orientar para a nova legislação e para o que o não cumprimento da mesma pode acarretar.

Após a conclusão desta primeira etapa, a Acopan pretende buscar junto aos órgãos competentes, novos recursos, para que se possa dar continuidade e, dessa forma abranger todos os bairros do município, bem como um número mais expressivo de animais.

Pela Assessoria de Comunicação da Acopan