Mobilização regional tenta reverter veto do governador ao Programa Pró-Missões

(Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

Uma comitiva formada por vereadores e prefeitos da região tentará reverter o veto ao Programa Estadual de Apoio e Fomento às Atividades de Valorização e Resgate Histórico das Missões Jesuítico-Guarani (PRÓ-MISSÕES). O grupo estará em Porto Alegre na próxima terça-feira, 28, quando os deputados poderão ou não derrubar o veto do governador.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Para conseguir derrubar serão necessários 28 votos favoráveis. A vereadora Rose Grings (Progressistas), uma das representantes são-luizenses ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, João Iuri, afirma que já há o número suficiente, mas que o grupo tentará conseguir mais votos para “demonstrar a força da região”.

O Pró-Missões, em resumo, seria uma fonte de captação de recurso para a região por meio de encaminhamentos de projetos relacionados com o fomento da cultura jesuítica-guarani. Os recursos financeiros para manutenção do Programa teriam como fonte o ICMS devido pelos contribuintes, que seriam repassados diretamente para os projetos aprovados no âmbito da futura Lei.

O projeto foi vetado pelo governador Ranolfo Vieira Júnior. Houve muita reclamação, especialmente das entidades representativas, sob a alegação de que a região das Missões é esquecida pelo governo estadual quando se trata de investimentos.

Fonte: Rádio São Luiz