Recenseadores convocados pelo IBGE estão realizando treinamento nesta semana

(Foto: Divulgação)

Começou na segunda-feira, 18, o treinamento presencial dos mais de 180 mil futuros recenseadores convocados pelo IBGE. O treinamento acontece em cerca de cinco mil locais e 10 mil salas de aula espalhadas por todos os estados do país. O período de aprendizado durará cinco dias, com oito horas diárias de aula, se encerrando na sexta-feira, 22.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Em São Luiz Gonzaga, estão sendo treinadas 38 pessoas divididas em duas turmas. Eles atuarão como recenseadores a partir do dia 1° de agosto. Desde já, o IBGE pede a colaboração dos moradores para responder a pesquisa do Censo demográfico.

“Nós vamos começar o treinamento dos recenseadores na etapa presencial, mas eles já estão sendo treinados há tempos”, ressalta a gerente de Treinamentos de Censos, Cynthia Damasceno. “Preparamos um curso em EAD (Ensino a Distância) com conceitos fundamentais do Censo e esse conteúdo caiu na prova do processo seletivo simplificado. Os recenseadores passaram, também, por uma etapa autoinstrucional, com a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista, disponíveis no site do Censo 2022. Eles já iniciaram o treinamento bem antes de estarem em sala de aula”, acrescenta.

“Também aproximamos esse treinamento presencial do início da coleta para que o conhecimento que o recenseador acaba de adquirir fique ‘fresco’ na cabeça dele”, complementa o gerente substituto de Treinamentos de Censos, Miguel Montenegro.

Conteúdo programático

Durante o período de capacitação, os futuros recenseadores reforçam o aprendizado sobre os diversos temas relacionados ao Censo e ao IBGE, por exemplo:

– O que é um setor censitário e como fazer o percurso e a cobertura;

– Cadastro de endereços e captura de coordenadas;

– Questionários básicos e da amostra, e seus respectivos quesitos;

– Ética e integridade no recenseamento;

– Condutas de abordagem do recenseador;

– Atividades práticas e simulações no DMC (dispositivo móvel de coleta).

Fonte: Assessoria de Imprensa