Declaração anual do rebanho segue em andamento no estado

(Foto: Ilustrativa/Divulgação)

Obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos, a declaração anual de rebanho deve ser feita até 31 de outubro. Com o prazo em aberto desde 1º de junho, até o momento, apenas cerca de 10% das 380 mil declarações esperadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural foram feitas.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A partir deste ano, a atualização cadastral está mais completa, com informações detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal, o que torna a declaração mais extensa. Por isso, não é aconselhável que seja protelada até a última hora.

O produtor pode comparecer à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência e informar verbalmente os dados a serem lançados. Com a opção de geração de senha de Produtor On-line, ele assina digitalmente a declaração.

A Declaração Anual de Rebanho é obrigatória. A partir de 1° de dezembro, os produtores inadimplentes terão bloqueio do cadastro. Não será possível a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) até que a situação seja regularizada.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seapdr