32ª CRE divulga a programação dos Festejos Farroupilhas 2022

(Foto: Divulgação)

A diversidade do povo gaúcho, suas origens e territórios serão celebrados pelos Festejos Farroupilhas de 2022. Com o tema Etnias do Gaúcho: Rio Grande Terra de Muitas Terras, as celebrações alusivas à Revolução Farroupilha deste ano celebram a pluralidade presente na composição do povo gaúcho.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Adair de Freitas foi escolhido como o patrono do evento que se espalha pelo Estado. Cantor, compositor, gaiteiro e violinista com mais de 50 anos de carreira, Freitas, 76 anos, é natural de São Gabriel e é autor de canções que se tornaram clássicos do cancioneiro regional.

Em nível municipal, foi indicado o nome de Cezar Porto Fernandes, policial aposentado, pessoa que sempre batalhou pelo tradicionalismo no município de São Luiz Gonzaga.

A busca da “Centelha da Chama” será no Passo do Padre, em São Izidro, município de São Nicolau. O Passo do Padre foi onde o Padre Roque Gonzáles rezou a primeira missa (1626). Além disso, foi onde passou o primeiro gado que ingressou no Rio Grande do Sul pelo Padre Cristóvão de Mendonça e Orelhana (1634). Localizado às margens do Rio Uruguai, foi onde nasceu o Rio Grande, sendo um local de muita importância para os Sete Povos das Missões.

Programação oficial:

10/09 – Geração da Chama Crioula no Passo do Padre – São Izidro (São Nicolau)

– 12h Almoço na Hípica

– 18h Acendimento da Chama no CTG 1ª Querência do Rio Grande

– 19h Missa Crioula no CTG 1ª Querência do Rio Grande

– 20h30min Jantar com Tertúlia no CTG 1ª Querência do Rio Grande

12/09 – Chegada da Chama Crioula no 14º BPM (horário a ser divulgado)

12/09 – Lançamento do III Concurso de Fotografia – Aberto ao público

12/09 – Divulgação do II Concurso de Desenho – Escolas Públicas e Privadas

13/09 – (17h) Abertura dos Festejos Farroupilhas 2022 – Acendimento da Chama Crioula pelo homenageado Cezar Porto Fernandes

15/09 – Descentralização das atividades em uma escola estadual

16/09 – (8h30min) Entrevero Cultural – Escolas Estaduais/Municipais/Particulares em parceria com o CTG Galpão de Estância

19/09 – Descentralização das atividades em uma escola municipal.

20/09 – (9h) Desfile Farroupilha com encerramento dos Festejos Farroupilhas 2022

* Os editais dos concursos serão divulgados posteriormente.

Fonte: 32ª Coordenadoria Regional de Educação