Primeira transmissão de rádio no Brasil completa 100 anos nesta quarta-feira

Imagem da inauguração da Rádio São Luiz, primeira emissora de São Luiz Gonzaga, em 1º de outubro de 1949

O rádio comemora nesta quarta-feira, 07, os primeiros 100 anos de atividade no Brasil. A transmissão pioneira ocorreu em 7 de setembro de 1922, por ocasião do Centenário da Independência, com o discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Existem outras datas importantes, como o 16 de julho de 1899, quando o padre gaúcho Landell de Moura realizou a mais antiga transmissão de voz humana por ondas de rádio no Brasil, e as irradiações pioneiras da Rádio Clube de Pernambuco, em 1923.

Vídeo: assista ao documentário que conta o início do rádio em São Luiz Gonzaga

Fato é que este veículo de comunicação de massa, ouvido por mais de 80% da população brasileira, chega ao seu centenário muito fortalecido.

Em São Luiz Gonzaga, a emissora pioneira surgiu na chamada Época de Ouro. No dia 1º de outubro de 1949, Elias Possap, fundador da Rádio São Luiz, inaugurou este sistema na cidade. Atualmente, quatro emissoras operam no município. Outras dezenas estão espalhadas pela região. São veículos que informam, promovem entretenimento e o fortalecimento da cultura local.

Em 100 anos, o rádio teve papel decisivo em vários momentos da história. Fez cantores se tornarem ídolos, radionovelas virarem referência, o futebol tornar-se paixão nacional, tudo com dinamismo e agilidade.

Vida longa a este meio gratuito, democrático, atual e atuante.

Fonte: Rádio São Luiz