Equipe do CAPS divulga a campanha “Setembro Amarelo”

Larissa e Ionara abordaram o assunto nesta sexta-feira, 09. (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio será neste sábado, 10

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de São Luiz Gonzaga (CAPS II), Ionara Comparsi, e a psicóloga Larissa Brondani, divulgaram nesta sexta-feira, 09, o início da programação da campanha “Setembro Amarelo”.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Chamado de “mês de valorização da vida”, setembro contemplará uma série de atividades que serão desenvolvidas nos serviços de saúde do município para levar informações às famílias.

As profissionais destacam a importância de abordar o tema, ainda que seja um assunto delicado, pois quando o paciente procura atendimento e são acionados todos os dispositivos como psicoterapia, medicação e acompanhamento, muitas situações são prevenidas.

Larissa citou sinais que devem ser considerados de alerta como a automutilação dos adolescentes, mudança na rotina e no comportamento, pessoas que manifestam o desejo de praticar o suicídio, entre outras. Ela ainda fez a ressalva de que muitas vezes as pessoas não apresentam indicativas, enfatizando a importância de procurar ajuda quando se está em sofrimento psicológico.

“O suicídio é uma causa multifatorial. Os gatilhos levam, às vezes, uma gota de água em um copo que já enfrentava suas tempestades”, comenta Larissa.

A ajuda pode ser buscada em qualquer local da rede de saúde do município. Na internet também é possível encontrar apoio por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Fonte: Rádio São Luiz