Realizada Sessão Solene para entrega da Condecoração do Mérito Farroupilha e Comenda Noel Guarany

(Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)

Nesta segunda-feira, 12 de setembro, a Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga realizou Sessão Solene para a entrega da Condecoração do Mérito Farroupilha e da Comenda Noel Guarany, homenagens instituídas pelo Legislativo Municipal para valorizar pessoas da comunidade que contribuíram com o tradicionalismo em São Luiz Gonzaga.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Foram homenageados a tradicionalista Maria Ruceli Teixeira Mendes, indicada para a Condecoração do Mérito Farroupilha 2022 pelas entidades tradicionalistas do município, e o músico Hugo Corrêa Peixoto, indicado para a Comenda Noel Guarany pela Associação São-Luizense dos Músicos. A Sessão Solene foi transmitida pela página do Legislativo no Facebook, e contou com um grande público presente no plenário.

Os homenageados

Condecoração do Mérito Farroupilha – Maria Ruceli Teixeira Mendes: Filha de Cristóvão Gonçalves Teixeira e Enedite da Silva Teixeira, Maria Ruceli é casada com Ademar de Souza Mendes e tem as filhas Aline e Laura Teixeira Mendes. Bacharel em Ciências Contábeis, exerceu a atividade de contadora com orgulho e dedicação por 36 anos.

Maria Ruceli sempre teve grande paixão pelo tradicionalismo, mas foi através das filhas que passou a vivenciar a cultura gaúcha e a trabalhar com as invernadas de danças do CTG Galpão de Estância. Em 1998, assumiu a coordenação do Grupo Mirim até 2004 e, em 2005, o Grupo Dente-de-Leite.

Em 2003, recebeu o certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados ao CTG Galpão de Estância da 3ª Região Tradicionalista, indicação da Patronagem na época. Em 2008, 2009 e 2010, atuou como Capataz Geral e, em 2011, voltou a participar da Comissão de Apoio e como coordenador do Grupo Dente-de-Leite da entidade.

Em 2009 e 2010, coordenou o Grupo de Danças Adulto, que teve grande atuação, sendo por dois anos classificado o grupo para o ENART. Participou da 2ª, 3ª e 4ª edição do Festival de Galpão como coordenadora de palco. Já na 5ª e 6ª edição, foi coordenadora do referido evento, todos promovidos pelo CTG Galpão de Estância.

Maria Ruceli trabalhou em prol da construção do Memorial Jayme Caetano Braun, que está dentro do CTG Galpão de Estância, e fez parte, inclusive, da comissão para a construção da estátua do Poeta e Pajador são-luizense. Participou também de diversos encontros de Patrões e concursos de Peões e Prendas como avaliadora da 3ª RT, em nível de Entidade.

Em 2012, foi a homenageada da Semana Farroupilha a nível municipal.

Maria Ruceli se orgulha de seu trabalho em prol do tradicionalismo ressaltando: “Meu trabalho no Tradicionalismo foi dentro do CTG Galpão de Estância, sem pretensões”. A homenageada ainda destaca que “as entidades tradicionalistas devem ser preservadas, pois são locais onde as famílias se reúnem, cada um com seus valores culturais, pais, filhos, avós, dançando a mesma música num convívio que faz crescer a amizade e o respeito dentro da nossa sociedade”, salientou.

Comenda Noel Guarany – Hugo Corrêa Peixoto: Filho de Laurindo Gonçalves de Oliveira Peixoto e de Hilda Corrêa Greff, nasceu na localidade de Boqueirão, São Luiz Gonzaga, em 27 de outubro de 1940, hoje mora na comunidade de Santa Inês desde seu casamento com Helena dos Santos Peixoto, vindo a formar sua família composta por três filhos homens, sete netos e quatro bisnetos. Atualmente exerce a profissão de agricultor.

Sua trajetória musical iniciou aos 20 anos, quando comprou a primeira gaita, e que a cada vez que tocava, se apaixonava mais pela música. Após um período, resolveu estudar música no conservatório musical de Lúcia Bremm e das professoras Clara Lucas e Lucila Miranda, onde estudou acordeon, teoria e solfejo.

A partir daí, começou a tocar em festas e bailes com Sandoval Peixoto; porém, com muitas dificuldades por motivo de morar longe e depender de transporte público para os ensaios. “Muito empolgados, já começamos a pensar na gravação de um disco para melhor divulgarmos nosso trabalho. A ideia foi amadurecendo e, já com um bom repertório pronto e bem ensaiado, partimos para São Paulo”, explicou. “Chegando lá, sem conhecer nada, nos hospedamos num hotel na companhia do radialista Nerison Luis Schaedler, criador e animador do programa gaúcho ‘Levanta Veiaco’, da Rádio Serro Azul de Cerro Largo, mais conhecido como Tio Preto. Era um grande incentivador para que fizéssemos a gravação do nosso repertório para que ele mesmo pudesse divulgar no seu programa”, destacou Hugo.

Em São Paulo, começaram a procurar uma gravadora, quando receberam a indicação da gravadora Chantecler. Passaram por um período de testes, onde tocaram todas as músicas do repertório para serem avaliados pelos técnicos responsáveis. Os testes demonstrariam se as músicas teriam chance de fazer sucesso e dar bom retorno financeiro para a gravadora. “Graças a Deus fomos aceitos e chamados para assinar o contrato. Passamos uma semana fazendo os ajustes com os demais músicos da gravadora, os quais fizeram o acompanhamento da gravação. Para nós, foi uma grande realização”, salientou o músico são-luizense.

Passados três anos, o mesmo procedimento foi realizado para a gravação do segundo disco, desta vez, com a gravadora Beverly. “Na verdade, a grande recompensa foi a quantidade de bailes e festa que animamos nos três Estados da região Sul”, relembra Hugo.

E foi assim por vários anos, até que Sandoval resolveu deixar a música. Hugo seguiu tocando com José Gabriel Pereira Gomes, mais conhecido como Juca Pires, e animando bailes com José Valdir Antunes, que mais tarde se casou e foi embora para Medianeira, no Paraná, obrigando Hugo Peixoto a encerrar sua carreira profissional. “Todas as músicas eram de minha autoria, e ainda continuo compondo, pois a música é minha paixão!”, finaliza o homenageado.

Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga