São Luiz Gonzaga recebeu o selo de “Município Amigo da Vacina” pela imunização infantojuvenil contra a Covid-19 e poliomielite   

Representantes das unidades de saúde de São Luiz Gonzaga

Título foi concedido pelo Ministério Público e Secretaria Estadual de Saúde  

Pelo esforço e empenho dedicados à imunização de crianças e adolescentes contra a Covid-19 e a poliomielite, São Luiz Gonzaga recebeu o selo destaque de “Município Amigo da Vacina”. O título foi concedido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.  

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme o Ministério Público, São Luiz foi destaque na gestão pública municipal na coberta vacinal infantojuvenil. De acordo com o documento, “ações dessa magnitude, sem dúvida, somente são concretizadas pela união de vontades e atuação conjunta dos órgãos de proteção comprometidos com a saúde e qualidade de vida daqueles que, com absoluta prioridade, merecem amparo efetivo e qualificado de seus direitos, em especial os atrelados à vida e à saúde.”.   

A secretária de Saúde, Clari Ramborger, parabenizou a atuação das unidades de saúde do município para atingir os índices de imunização. “Os baixos índices de imunização infantojuvenil registrados no Estado nos preocupavam. Para garantir que as nossas crianças e adolescentes fossem protegidos contra essas doenças, para as quais existem vacinas, as unidades de saúde realizaram uma verdadeira força tarefa, o que refletiu nos excelentes índices alcançados e no selo de destaque. Aproveito para agradecer o trabalho realizado por cada unidade de saúde e por cada servidor. A dedicação e o empenho de vocês salvam vidas!”.     

Na última campanha de vacinação contra a poliomielite – já encerrada – o município aplicou 1.730 doses, superando as estimativas do Estado e chegando ao índice de 104,91% do público-alvo imunizado (crianças de 1 ano a 5 anos incompletos). Quanto a imunização contra a Covid-19, 93,5% dos adolescentes (de 12 a 17 anos) estão com o esquema vacinal completo. Das crianças de 5 a 11 anos, 66,9% receberam as duas doses do imunizante. Já entre as crianças de 3 a 4 anos, 11,2% estão com o esquema vacinal completo.   

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA