Regimento Dragões do Rio Grande comemora aniversário com ampliação do seu Espaço Cultural

Momento do corte da faixa inaugural. Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

O 4º Regimento de Cavalaria Blindado realizou hoje, 30, uma prestigiada solenidade em comemoração ao seu aniversário. O ato marcou, também, a inauguração do Espaço Cultural Dragões do Rio Grande e homenagem às pessoas da comunidade agraciadas com o diploma “Amigo do Regimento”.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme o Comandante, Coronel Leonardo Faulhaber Martins, os Dragões do Rio Grande, nome histórico que segue até hoje, chegaram ao estado em 03 de maio de 1737. No entanto, durante a Revolução Farroupilha, o Regimento foi dissolvido, sendo reorganizado em 30 de novembro de 1852, e mantendo a mesma denominação histórica.

Este ano também marca o início da construção do atual aquartelamento, cujas obras iniciaram em 1922 e foram concluídas em 1924. O Pavilhão Histórico oferecido pela comunidade são-luizense na época, inclusive, ornamento o Espaço Cultural recém-inaugurado.

A proposta deste ambiente é justamente contar um pouco da história quase tricentenária dos Dragões do Rio Grande. Fragmentos da história que às vezes passam despercebidos, como o fato de que o Regimento veio de Santana do Livramento para São Luiz Gonzaga por influência do então Senador Pinheiro Machado, e que o Expedicionário Cícero Cavalheiro, ao contrário do que se pensava, serviu aqui no Regimento, serão encontrados neste local. 

O próprio prédio do Regimento é fruto de um grande projeto de ampliação do Exército Brasileiro, em parceria com o Exército Francês, após a 1ª Guerra Mundial. O Bairro Duque de Caxias recebe este nome em homenagem ao Patrono da Força Terrestre. São, portanto, várias as referências históricas que ficarão à disposição da comunidade para visitação. 

O agendamento para conhecer poderá ser feito com a Seção de Comunicação Social.

Fonte: Rádio São Luiz