Corpo de Bombeiros inicia série de reuniões para discutir plano de contingência e medidas de enfrentamento ao risco de incêndios em vegetações rasteiras e florestais
O Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga iniciou hoje, 13, a série de reuniões com lideranças da comunidade para discutir ações de prevenção e planos de apoio logístico e pessoal no combate a incêndios em vegetação rasteira e florestais no município.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Participaram do encontro o 1º Tenente Vandré Reolon de Souza, Comandante do Pelotão de Bombeiros Militar de São Luiz Gonzaga, o 2º Sargento Cristhian Cappa Cardoso, Comandante da Polícia Ambiental, Vice-Prefeito de São Luiz Gonzaga, José Antônio Flach Werle, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Atanásio Santiago, Coordenador da Defesa Civil de São Luiz Gonzaga, Milton Nei do Amaral, e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Rafael Dalenogare.
Com a expectativa de estiagem, fenômeno causado pela ausência de chuva para o verão 2022/23, o que elevará o risco de incêndios em vegetações rasteiras e florestais, está sendo construído o plano de contingência e enfrentamento dos incêndios em vegetações rasteira e florestal.
Os encontros vão acontecer nos 13 municípios de atuação do Bombeiro Militar de São Luiz Gonzaga, através de análises de medidas de enfrentamento às queimadas envolvendo os órgãos da sociedade civil para promover treinamentos de líderes comunitários e dos trabalhadores rurais à realização de atividades preventivas – aceiros, cisternas de água, limpeza da vegetação, adaptação de conexão storz (conexão padrão de bombeiro) nas caixas de água do interior, na zona rural, com o devido mapeamento. Também serão apresentadas ações de primeira resposta, como o uso de batedores, abafadores, bombas costais, tratores e cisternas em locais estratégicos e de maior risco.
Devido à distância, o tempo resposta das propriedades rurais é fundamental no apoio ao primeiro combate e no princípio do incêndio.
Durante o encontro, o vice-prefeito de São Luiz Gonzaga José Antônio Flach Werle sugeriu a criação de vídeos explicativos de como realizar aceiros e formas de combate a incêndio em vegetação, para que sejam compartilhados nas mídias sociais. O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Atanásio Santiago e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Rafael Dalenogare, propuseram a orientação das medidas preventivas e de combate, pelos bombeiros militares, nas reuniões das localidades rurais que se iniciarão em janeiro/23, assim como, a divulgação da responsabilidade e das consequências sócioeconômicas e ambientais, em caso de incêndio nas áreas rurais.
Fonte: Corpo de Bombeiros