Filhos do Expedicionário Cícero Cavalheiro doam ao Instituto Histórico carta escrita durante a 2ª Guerra Mundial
No último sábado, 10, o Centro de Documentação e Memória do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga recebeu um importante documento da família do Expedicionário Cícero Caetano Cavalheiro.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Trata-se de uma carta escrita em 15 de março de 1945, em meio à Segunda Guerra Mundial, pelo General Cordeiro de Farias, então Comandante das Unidades da Artilharia Divisionária da Força Expedicionária Brasileira, informando o pai de Cícero, João Cavalheiro, sobre o ferimento que o jovem expedicionário havia sofrido.
O documento de mais de 77 anos, já desgastado pela ação do tempo, foi entregue pelos filhos de Cícero, João, Vera e José Paulo Cavalheiro. Eles, ao lado de outros integrantes da família, foram recepcionados pela presidente do Instituto, professora Anna Olívia do Nascimento, e pelo coordenador do Centro de Documentação e Memória, professor Anderson Amaral Schmitz.
A decisão de doar partiu do entendimento de que a carta estará bem guardada e assim ficará disponível à comunidade em que o combatente são-luizense nasceu.
Cícero Caetano Cavalheiro nasceu onde hoje é Bossoroca, quando a região ainda pertencia a São Luiz Gonzaga. Ele serviu no 3º Regimento de Cavalaria, atual 4º RCB, e estava com 22 anos quando foi ferido na 2ª Grande Guerra. O militar faleceu em 1957, aos 35 anos.
Fonte: Rádio São Luiz