FGTS poderá ser usado para quitar até seis prestações da casa própria

Tempo ainda é superior aos tradicionais três meses – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá ser usado, a partir desta segunda-feira,2, para negociar o pagamento de até seis prestações em atraso por inadimplentes. A medida altera o prazo atual que era de até 12 prestações e foi definida pelo Conselho Curador do FGTS.

Apesar da recente diminuição, o intervalo ainda é maior do que os tradicionais três meses, que vigoraram até abril do ano passado. O uso do FGTS para reduzir o valor de prestações futuras ou abater atrasos inferiores a 90 dias existe há bastante tempo, mas a destinação dos recursos para pagar mais de três parcelas atrasadas antes exigia autorização da justiça.

De acordo com o Conselho Curador, cerca de 80 mil mutuários de financiamentos habitacionais têm mais de três parcelas em atraso e são considerados casos de inadimplência grave. Desse total, 50% têm conta vinculada ao FGTS. Para realizar o pagamento com o FGTS, os/as interessados/as devem procurar o banco do seu financiamento habitacional. O mecanismo só vale, no entanto, para imóveis avaliados em até R$1,5 milhão, além de possuir outras restrições.

Fonte: Agência Brasil