Major Brum comenta as estratégias adotadas para a segurança da população durante o réveillon
O Major Eduardo dos Santos Brum, Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, falou nesta terça-feira, 03, sobre os resultados das ações adotadas para a segurança da população durante os festejos da virada de ano em locais de grande concentração de público.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Pelo quarto ano seguido, a estratégia adotada para a Praça da Matriz de São Luiz Gonzaga evitou ocorrências de danos ao patrimônio e lesões corporais, como o que ocorria em anos anteriores.
Sobre as medidas adotadas, que muitas vezes geravam reclamação dos comerciantes, Brum pontuou que a Brigada Militar sempre esteve aberta às sugestões. Inclusive, em dezembro passado, foi realizada reunião na Associação Comercial e Industrial para a qual todos os empresários do entorno foram convidados, tendo a adesão de dois.
Brum reforçou a necessidade de ações preventivas, lembrando os casos antigos de estabelecimentos danificados e até lesões graves, como o caso de um jovem que perdeu a visão de um olho após tomar uma garrafada. “Mesmo que a gente prenda ninguém vai devolver a visão, o prejuízo financeiro da vitrine quebrada não será pago pelo criminoso, além disso, há o prejuízo para a imagem do local. Hoje temos um ambiente seguro e tranquilo, não temos disputas e brigas”, enfatizou Brum, lembrando que apenas o fluxo de veículos foi controlado e que o acesso ao público era liberado.
Outro exemplo comentado pelo Major foi a presença de milhares de pessoas na Prainha de Roque Gonzales. Mesmo com grande fluxo de pessoas, a estratégia adotada, somada ao videomonitoramento, garantiram que os frequentadores do local pudessem aproveitar a festividade sem nenhuma ocorrência.
Brum encerrou informando que nos outros municípios da área de abrangência do 14º BPM foram registradas apenas ocorrências pontuais, que são consideradas “normais” do dia a dia.
Fonte: Rádio São Luiz