Impacto da seca em produtos como mandioca e hortifrutigranjeiros preocupa produtores da região

Foto: Arquivo/Rádio São Luiz

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Rafael Dalenogare Paz, apresentou um panorama da situação da agricultura familiar da região neste período de estiagem.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ele disse que a preocupação com o impacto social é muito grande, pois os produtores têm no histórico recente a seca do ano passado e tiveram apenas poucos meses de regularidade de chuva até que o cenário de estiagem retornasse.

Ele citou como exemplo os produtores de alfafa que nos últimos 20 meses tiveram cinco de renda, também falou sobre a queda de produtividade na cadeia leiteira e a ainda a baixa na reprodutividade do setor pecuário.

Há casos de perdas de até 100% na safra de milho e muitas comunidades sem sua renda de subsistência, como o caso daqueles que plantam mandioca. O mesmo ocorre com quem planta feijão, melancia, melão, hortaliças, entre outros.

Rafael informou que este levantamento detalhado será apresentado ao prefeito no intuito de que o município decrete situação de emergência.

Fonte: Rádio São Luiz