SAE de São Luiz Gonzaga oferece medicamentos de profilaxia pré-exposição ao HIV

Foto: Divulgação/ SES

A farmacêutica Tatiane Barcelos, uma das integrantes da equipe multidisciplinar do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que tem como foco a prevenção e tratamento do HIV em São Luiz Gonzaga, destacou em entrevista que a farmácia básica oferta medicamentos de profilaxia pré-exposição (PrEP). Esta é uma medicação recém-implantada no município e que contribui como mais uma forma de evitar que as pessoas contraiam o vírus.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ela explica que os medicamentos têm objetivos diferentes do chamado tratamento pós-exposição, do qual fazem uso pessoas vítimas de violência sexual, que tenha tido algum acidente de trabalho envolvendo uma seringa contaminada, que tenham dúvida se o parceiro sexual tem o vírus, entre outros.

No caso do PrEP, o tratamento visa proteger o paciente da exposição ao vírus. Ele é recomendado a quem tem diferentes parceiros sexuais, entre outros critérios que são avaliados a partir de protocolo específico do SAE. Ressalta-se que ele é um método que previne o HIV, mas não impede outras doenças sexualmente transmissíveis, por isso a camisinha continua sendo o método mais recomendado.

A entrega dos medicamentos, tanto de pré como de pós-exposição, ocorre de segunda a sexta-feira, na farmácia básica, das 8h às 15h30min. Já o SAE, atende de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h30min, para o acolhimento dos pacientes.

Fonte: Rádio São Luiz