Taesa assume a administração da Conversora de Garruchos neste mês
Conforme anunciado em dezembro passado, após o leilão que definiu a nova gestão da conversora, a partir deste mês de março, as unidades Garabi I e II, em Garruchos, passam a ser administradas pela Taesa – Transmissora Aliança de Energia Elétrica, que cobrou o menor valor pelos serviços prestados no leilão.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O valor oferecido pelo serviço na ocasião foi de R$ 152,2 milhões, um deságio de 34,21% em relação ao valor sugerido inicialmente. Seis empresas concorreram no processo organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Inaugurada em 2000 para permitir a troca de energia entre Brasil e Argentina, a conversora era gerida até então pela Enel. A capacidade de produção energética das duas unidades é de 2,2 mil MW.
De acordo com o que foi estabelecido pelo órgão regulador, a Taesa terá que revitalizar os sistemas de controles e de teleproteção da conversora. Também deverá modernizar as estruturas do complexo e realizar a manutenção dos 743 quilômetros das linhas de transmissão. O valor do investimento está estimado em R$ 1,1 bilhão e deve gerar dezenas de empregos diretos e indiretos na região.
A nova administradora terá um prazo de 60 meses, a partir da assinatura do contrato, neste mês, para realizar os aprimoramentos.
Fonte: Rádio São Luiz com informações do Jornal do Comércio