Amigas do Bem realizam entrega de camas para o HSLG e informam o encerramento das atividades

Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

A Associação Amigas do Bem, criada em 2017, realizou hoje, 07, a sua última ação enquanto entidade. Conforme a presidente da entidade, Claudia Juchen Parcianello, “a entrega de quatro camas elétricas com controle remoto, que auxilia o paciente e a equipe assistencial no dia a dia”, marca o encerramento oficial das atividades do grupo que tanto contribuiu com o Hospital São Luiz Gonzaga e com a sociedade são-luizense. Leia a Carta Aberta:

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

CARTA ABERTA

Quando fundamos a Associação Amigas do Bem, em agosto de 2017, não imaginávamos a corrente de apoio que se formaria para ajudar o nosso Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG). Foram cinco anos de trabalho incansáveis, cinco anos recebendo o apoio irrestrito da nossa comunidade.

Em outubro de 2017, quando realizamos nosso primeiro evento, com a parceria do 4º Regimento de Cavalaria Blindado (4º RCB), apresentamos o projeto modelo de reforma do primeiro quarto da Ala SUS do Hospital São Luiz Gonzaga. Nesse mesmo jantar, conseguimos os recursos para a reforma desse quarto e de mais seis. Em três anos, reformamos os 22 quartos, os três banheiros, os corredores, enfim, conseguimos proporcionar melhorias em toda a Ala SUS.

Também reformamos as rampas do HSLG e compramos um imóvel para ampliação da área física da casa de saúde.

No ano de 2019,  através do decreto municipal nº 5.269 – assinado pelo prefeito Sidney Brondani – a Associação Amigas do Bem foi declarada como de utilidade pública, o que refletiu o reconhecimento do nosso trabalho pelas autoridades do município.

Na pandemia, seguimos apoiando o hospital. Por meio de doações, foi possível executar a obra que comporta a central de oxigênio, ajudar na estruturação de uma “semi-UTI” para atender aos pacientes e comprar um equipamento de oxigênio de alto fluxo. Além das melhorias estruturais, as Amigas do Bem custearam, por cinco meses, uma assessoria especializada em administração hospitalar para o HSLG. Nesses cinco anos, mais ou menos R$ 2 milhões foram investidos no hospital por meio da associação.

Nesses cinco anos, fizemos um trabalho amplo, ajudamos como foi possível. Arrecadamos os valores para essas melhorias por meio de jantares, rifas, leilões de obras de arte, de dois terrenos doados que foram rifados, e dinheiro vindo exclusivamente da comunidade, principalmente, do agronegócio. Promovemos também os brechós, os quais, além de arrecadar recursos, possibilitaram que muitas famílias adquirissem roupas de qualidade por valores muito acessíveis.

Fico emocionada ao lembrar de pessoas que doaram os valores que podiam – cinco reais, dez reais – mesmo sabendo que esse dinheiro poderia fazer falta. E ao lembrar de pessoas que não tinham dinheiro disponível, mas que doaram o seu trabalho, o seu tempo, para ajudar o Hospital São Luiz Gonzaga.

Acredito que a palavra que define a trajetória das Amigas do Bem seja gratidão. Gratidão por cada pessoa que acreditou no trabalho da associação, que fez a sua doação. Gratidão por pertencer a uma comunidade unida, que estende a mão ao próximo e, com certeza, fez a diferença na recuperação de muitos pacientes.

Nossa última ação como Amigas do Bem foi a entrega de quatro camas elétricas com controle remoto, que auxilia o paciente e a equipe assistencial no dia a dia. Confesso que, mesmo com uma certa tristeza, mas principalmente com a sensação de dever cumprido, encerramos as atividades da Associação Amigas do Bem. Continuaremos apoiando o hospital, cada uma a sua maneira. E conhecendo a nossa comunidade, sei que muitas mãos também seguirão estendidas em prol do nosso Hospital São Luiz Gonzaga.

Uma comunidade unida pode superar qualquer obstáculo e concretizar projetos que parecem tão distantes e difíceis. A todos que acreditaram e apoiaram os projetos da Associação Amigas do Bem, o nosso muito obrigada!

Claudia Juchen Parcianello

Presidente da Associação Amigas do Bem