Fenamilho Internacional retorna com atrações culturais e oportunidades de negócios em 20° edição

Fenamilho retorna com diversas atrações e melhorias no Parque do evento – Foto: Divulgação/Fenamilho Internacional
A Feira Nacional e Internacional do Milho (Fenamilho) se aproxima da sua 20° edição com uma história ligada ao desenvolvimento regional, nacional e internacional. O evento reúne lideranças, empresas, artistas, tecnologias e pessoas, sendo um dos principais encontros culturais e de negócios do Rio Grande do Sul.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Neste ano, a Fenamilho será realizada de 21 a 30 de abril, no Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo. A previsão é de que o evento movimente a região com a presença de nomes como: Luan Santana, Matheus e Kauan, Leonardo, Luísa Sonsa, além de outros músicos locais e regionais como:
- Padre Ezequiel dal Pozzo;
- Baitaca;
- Paulinho Mixaria;
- Marinês Siqueira;
- Tati Portella.
A Fenamilho se caracteriza, principalmente, pelo poder de mobilizar e potencializar negócios, em especial, do ramo agropecuário e como espaço de exposição para agricultores familiares. O grande número de pessoas que circulam pelo parque, durante os dias da feira, faz do evento uma vitrine de produtos e novas tecnologias, além de uma forma de fomentar o turismo, a cultura e o lazer.
Confira nesta reportagem mais sobre a história da feira e um depoimento especial do presidente da Fenamilho Internacional 2023, Luis Alberto Voese, sobre a organização e as expectativas para a realização do evento neste ano.
História da Fenamilho
A Fenamilho teve sua primeira edição em Ijuí no ano de 1952, depois disso, a feira ainda passou por Santa Rosa e, em 1954 foi realizada em Santo Ângelo, sendo organizada pelo então prefeito, Odão Felippe Pippi. O pioneiro da ideia enfrentou dificuldades e a feira só voltou a ocorrer em 1986. Na sua segunda edição em Santo Ângelo, a sede da Fenamilho passou a ser no Parque de Exposições Siegfried Ritter, o que continua até hoje.
A partir de então, a feira passou a ser realizada bi-anualmente e, em 1995 se tornou um evento internacional, contando com apoio de países do Mercosul como Argentina, Uruguai e Paraguai. Atualmente, ela é considerada patrimônio cultural do Rio Grande do Sul e integra o calendário dos principais eventos do estado e do ramo agropecuário no país.
Uma das maiores edições da feira foi em 2007, quando mais de 200 mil pessoas visitaram o parque da Fenamilho, incluindo a governadora do estado na época, Yeda Crusius. Também nesse ano, representantes de mais dois países, Portugal e Espanha, passaram pelo evento.
Depois, em 2011, a Fenamilho movimentou aproximadamente R$97 milhões em negócios. Já na sua última edição, em 2019, a feira teve mais de 600 expositores, entre empresas, entidades e representantes da agricultura familiar. Neste ano, após um período em que a pandemia impossibilitou a realização do evento, a Fenamilho retorna com diferentes atrações.
Expectativas para a Fenamilho 2023
O presidente da Fenamilho Internacional 2023, Luis Alberto Voese, destacou algumas das melhorias que estão sendo feitas no Parque Internacional Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter para a realização do evento. “O pessoal da Secretaria do Meio Ambiente está trabalhando incansavelmente para preparar o parque, estão asfaltando, colocando mais acessos e preparando a pintura”, detalhou o presidente.
Segundo Voese, a previsão é que a feira atinja novamente mais de 600 expositores, agora, com novos espaços para a exposição de maquinários por empresas e cooperativas do ramo do agronegócio. O presidente também se mostrou otimista com a movimentação e presença do público na Fenamilho.
Voese comentou sobre as atrações musicais com nomes de destaque nacional e regionais para todos os gostos, além disso, falou sobre a emoção de estar à frente da feira na sua 20° edição. “Temos mais de 20 comissões se reunindo diariamente, fazendo todas as tratativas para que, o que venha acontecer, seja tranquilo e nos surpreenda pelo lado bom”, acrescentou.
Neste ano, a previsão é de shows lotados e novamente um público em peso no parque. “Se vai ser a maior feira de todos os tempos, só vamos ver no momento, mas estamos buscando fazer o melhor possível”. A intenção dos organizadores é chamar a atenção da imprensa e da sociedade para as potencialidades de Santo Ângelo e região.
Fonte: Rádio São Luiz