Emater aponta perdas de em média 70% nas lavouras de soja da Fronteira Noroeste e Missões

Divulgação/Emater

As perdas de produtividade chegam a 70% na média das lavouras de soja que estão sendo colhidas nos 45 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Santa Rosa, que corresponde às regiões de abrangência dos Coredes Fronteira Noroeste e Missões. As perdas de produtividade na região, em relação à estimativa inicial, têm sido de mais do que o dobro da média do estado e, diante disso, está sendo atendido um alto volume de pedidos do seguro agrícola do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), com recursos alocados pela União, que garantem o pagamento de financiamentos rurais de custeio agrícola quando a lavoura amparada teve impactos significativos decorrentes de eventos climáticos ou pragas e doenças sem controle.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A principal atenção nos últimos dias tem sido junto às lavouras de soja, sendo que na região administrativa de Santa Rosa, pelo menos 10% já está colhido e o restante está em enchimento de grãos e maturação. Estas áreas colhidas até o momento, segundo a Emater/RS-Ascar tem apresentado produtividades muito variadas, ficando em torno de 300 a 1.200 kg/ha. Por outro lado, também há lavouras com razoável capacidade produtiva, devido à ocorrência de chuvas localizadas e esporádicas em lavouras de solos profundos e semeadas em final de outubro, possibilitando que as lavouras de soja se desenvolvessem e apresentassem potencial de produtividade superior aos 2.000 kg/ha.

A região é uma importante produtora destes grãos, sendo que a área de soja é de mais de 753 mil hectares e de milho grão de quase 137 mil ha. Diante dos significativos impactos da estiagem sobre a produção agropecuária nos 45 municípios da região administrativa de Santa Rosa, a Emater/RS-Ascar está recebendo continuamente solicitações para realização de perícias de Proagro, que na última semana se intensificaram. São 54 técnicos envolvidos para atender aos pedidos de acesso ao seguro agrícola.

Até o momento, relativo à safra de verão 2022/23, foram realizadas aproximadamente 2.600 vistorias por extensionistas da Emater/RS-Ascar nas lavouras de soja e de milho grão somente na região de Santa Rosa.

Já em relação aos números do estado, a área cultivada de soja é de 6.513.891 hectares. A produtividade está estimada até o momento está na média de 2.175 kg/ha, representando um decréscimo de 30,52% na estimativa inicial no Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa, Jornalista Deise A. Froelich