São Nicolau comemora 397 anos de história e 57 anos de emancipação nesta semana


Município é conhecido como primeira querência do Rio Grande – Foto: Divulgação/Prefeitura de São Nicolau
O município de São Nicolau comemora na próxima quarta-feira, 3 de maio, 397 anos de fundação histórica e 57 anos de emancipação político-administrativa. A cidade é conhecida como a “primeira querência do Rio Grande”, isto porque foi a primeira redução jesuítica fundada na margem esquerda do Rio Uruguai.
As programações do aniversário de São Nicolau começaram neste sábado, 29, com o 6° Fórum de Desenvolvimento da Região das Missões e Fronteira Oeste e o 1° Encontro de Músicos de São Nicolau. Já neste domingo, teve início a 12° Cavalgada na Trilha dos Santos Mártires, que percorre a região das Missões a partir do município
Ainda durante a próxima semana, estão previstas outras programações especiais para celebrar o aniversário da cidade.
História de São Nicolau
A redução de São Nicolau foi fundada em 1626 pelo Padre Roque Gonzales de Santa Cruz e era habitada por índios tupi-guaranis. A origem do nome é uma homenagem ao padre Nicolau Duran Mastrilli, um dos jesuítas responsáveis pelo estabelecimento das Missões no continente.
Assim como as demais reduções do primeiro período jesuítico no Rio Grande do Sul, o povoado de São Nicolau enfrentou a ameaça dos bandeirantes paulistas. Em 1638, a redução foi atacada pelo bandeirante português Francisco Bueno, que capturou cerca de dois mil indígenas e levou ao abandono da região.
Depois, no ano de 1687, a redução foi novamente fundada com a vinda de três mil indígenas da Argentina. No período seguinte, o povoado enfrentou dificuldades e teve de superar um furacão e um incêndio que atingiram São Nicolau. Aos poucos, os indígenas foram expandindo a área ocupada e, em 1732, a redução era uma das mais populosas da região, contando com aproximadamente sete mil habitantes.
Com o declínio das Missões jesuíticas por volta de 1773, em virtude da Guerra Guaranítica, a redução de São Nicolau foi novamente abandonada. A região só voltaria a ser ocupada no século XIX, a partir do ano 1811, com a chegada de imigrantes alemães em São Nicolau.
São Nicolau passa de distrito para município
O reconhecimento de São Nicolau como distrito de São Luiz Gonzaga se deu através da Lei Provincial n.º 1.287, de 04 de maio de 1881. Já no século XX, a então cidade se emancipa e se torna um município por meio da Lei Estadual n° 5.104, de 23 de novembro de 1965.
Atualmente, São Nicolau possui cerca de 5 mil habitantes, com uma economia voltada para a agricultura. Um dos destaques da cidade são algumas ruínas jesuíticas ainda preservadas e a comida regional, especialmente, o “Café de Cambona”.
Fonte: Rádio São Luiz com informações de IBGE Cidades e da Prefeitura Municipal de São Nicolau