Unipampa sediou evento para discutir concessão da Ponte da Integração entre São Borja e Santo Tomé

Foto: Rayssa Mambach

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, sediou um debate sobre o modelo de concessão da Ponte Internacional que liga São Borja e Santo Tomé, na Argentina. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e reuniu autoridades e membros da comunidade na segunda-feira, 29 de maio, no Laboratório de TV da Unipampa.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Com o tema “Escuta da comunidade fronteiriça sobre o modelo da concessão da ponte da Integração São Borja-Bra/ Santo Tomé-ARG”, o evento contou com a participação da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, representante brasileira na Comissão Mista Argentina-Brasil (Comab) e responsável pela elaboração do novo modelo concessionário.

O encontro foi realizado de modo híbrido e aberto à comunidade fronteiriça. Atualmente, a Ponte da Integração está cedida para o consórcio Mercovia S/A até agosto, em virtude de uma prorrogação no contrato feita durante o período da pandemia de Covid-19.

A ponte é um importante ponto de ligação entre a Argentina e o Brasil, movimentando diversas toneladas de cargas e a economia das duas cidades e da região. A obra sobre o Rio Uruguai tem 1.400 metros de extensão e foi inaugurada em 1997 através de um acordo binacional.

Também participaram do debate público representantes das prefeituras/intedências, Câmara de Vereadores, secretarias do governo do Estado do RS, da Delegação de Controle da Comissão Mista Argentina – Brasileira para a Ponte Internacional Santo Tomé – São Borja (Delcon), 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMEC). Além de universidades da fronteira, associações comerciais, CDL, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Deputados Federais, presidentes de partidos políticos, despachantes aduaneiros, Receita Federal, CPERGS, Mercovia S.A, órgãos de imprensa, professores da rede pública, acadêmicos e servidores da Unipampa e Instituto Federal Farroupilha (IFFar), empresas do setor turístico, sindicatos e comunidade regional.

Texto: Micael Olegário

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unipampa