Jorge Guedes fala sobre a campanha para a construção de monumento em homenagem a Luiz Carlos Borges

Divulgação/Arquivo Pessoal

Nesta quarta-feira, 21, o músico Jorge Guedes falou sobre o início da campanha em prol da construção de um monumento em homenagem a Luiz Carlos Borges. O primeiro passo dessa iniciativa foi a doação do cachê do show que Jorge Guedes e Família realizarão na Expo São Luiz deste ano.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Jorge Guedes expressou seu orgulho em participar desse pontapé inicial na campanha e ressaltou os motivos que justificam a homenagem a Luiz Carlos Borges. Ele observou que Borges possuía muitos amigos, o que certamente resultará em muitas adesões à causa.

Jorge Guedes lembrou que, durante a construção do monumento em homenagem a Jayme Caetano Braun, foi realizado um show com a participação de vários artistas, incluindo o próprio Borges, como forma de arrecadar recursos. Agora, a expectativa é que a campanha para a construção do monumento em homenagem a Borges também conte com o apoio de diversos músicos e admiradores.

Embora tenha nascido na Vila Seca, no 4º Distrito de Santo Ângelo, Luiz Carlos Borges passou sua infância em São Lourenço das Missões, interior de São Luiz Gonzaga. Ele estudou no colégio João Aloísio Braun e teve aulas de música com a mestre Lucia Bremm, do Conservatório de Música Missões, aqui no município. Borges sempre teve orgulho de sua ligação com a região e sempre mencionou essas raízes com carinho.

Jorge Guedes acrescentou que a música, para Luiz Carlos Borges, é uma linguagem universal que agrega e soma. “Ele nunca teve inimigos e sempre pregou pela união pelo meio da arte. Considerado um patrimônio artístico do Rio Grande do Sul, Borges é merecedor de uma homenagem, mesmo não sendo nascido em São Luiz Gonzaga”, afirmou.

Em uma entrevista recente, Borges afirmou: “São Luiz será sempre meu norte, a terra que esteve permanentemente dentro de mim foi São Luiz Gonzaga.” Ele desenvolveu várias de suas músicas à cidade, incluindo a sempre lembrada “Coração de Gaiteiro”, na qual menciona que “a velha São Luiz Gonzaga ficou na luz da retina”.

A iniciativa de Jorge Guedes em lançar essa campanha para a construção do monumento em homenagem a Luiz Carlos Borges é um passo significativo para promover e preservar a arte.

Fonte: Rádio São Luiz