Inaugurado o Memorial Missioneiro Chrisanto Neranda em São Luiz Gonzaga

Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

Na quarta-feira, 21, foi inaugurado o Memorial Missioneiro Chrisanto Neranda em São Luiz Gonzaga. O prefeito Sidney Brondani destacou a importância desse espaço para mostrar a identidade do município. O memorial conta com uma maquete que representa como era São Luiz Gonzaga na época das reduções jesuítico-guaranis, quando aqui viviam cerca de seis mil índios, além dos padres jesuítas.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O prefeito destacou que o memorial representa a estrutura e cultura da civilização jesuítica-guarani, que teve grandes avanços, mas desapareceu devido ao tratado entre Espanha e Portugal. Sidney Brondani lamentou a perda do patrimônio que poderia ter sido preservado e transformado em um grande centro de atrações turísticas, onde a história das civilizações pioneiras estaria preservada.

O prefeito parabenizou o Instituto Histórico e Geográfico por ter tido a visão de sugerir a criação desse memorial. Foi a partir dessa sugestão que o projeto foi desenvolvido e agora está pronto para receber os visitantes.

O professor Anderson Amaral destacou a escolha do nome Chrisanto Neranda em homenagem a um dos índios letrados da época das reduções. Chrisanto era alguém que sabia ler e escrever, algo pouco comum naquela época. Sobre a maquete, o professor mencionou que é a maior maquete dos 30 povos das missões, abrangendo uma área de 30 metros quadrados. Ela é extremamente fiel à cidade que existia naquela época, resultado de um trabalho minucioso realizado pelo escultor Vinicius Ribeiro.

O Memorial Missioneiro Chrisanto Neranda estará aberto todas as tardes, de segunda a sexta-feira. No entanto, é possível agendar visitas em outros horários através da Secretaria de Turismo ou do Instituto Histórico. O acesso ao memorial é gratuito e ele está localizado em frente ao Restaurante do Roque, no centro de São Luiz Gonzaga, na Rua São João.

Fonte: Rádio São Luiz