Reunião na ACI debate o crescimento da área de negócios em São Luiz Gonzaga
Estiveram presentes na reunião o prefeito Sidney Brondani e o presidente da Coopatrigo, Paulo Cezar Vieira Pires. O debate trouxe à tona o melhor aproveitamento do Distrito Industrial, a conclusão do Distrito Industrial 2 e o despertar do empreendedorismo na indústria e no comércio
A reunião da diretoria da ACI – Associação Comercial e Industrial de São Luiz Gonzaga – realizada na última semana de junho, teve a presença de dois convidados especiais: o presidente da Coopatrigo, Paulo Cezar Vieira Pires, que já tinha participado da reunião anterior, e o prefeito Sidney Brondani. O objetivo foi colocar em discussão questões fundamentais para o desenvolvimento local, destacadas pelo presidente da Coopatrigo, como o reduzido espírito empreendedor na cidade, medido pelo pequeno número de iniciativas transformadoras da realidade local. Paulo Pires também desejava informações em torno da criação de um novo distrito industrial na cidade, localizado nas margens da RS-168, embora tivesse área destinada a esse fim, com a maior parte de sua área sem destinação para o seu objetivo, o crescimento industrial de São Luiz Gonzaga.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A reunião, iniciada às 13h, só encerrou às 15h30min, com intensa participação dos convidados e dos membros da diretoria. A primeira informação partiu do integrante da diretoria e atual presidente do CDI – Conselho de Desenvolvimento Industrial de São Luiz Gonzaga, empresário Nilton Teixeira, para dar conhecimento do que determinou a criação do “Distrito Industrial 2”. Explicou que indústrias de pequeno porte surgiram dentro da planta urbana da cidade, em grande parte como extensão das residências dos residentes, situação considerada irregular, em função da influência causada em áreas residenciais e inclusive com dificuldades para variação do alvará de localização. Foi uma emergência, para salvar vários pequenos negócios existentes na cidade. Isso ocorreu em 2015. Já são oito anos de intensa ação da Prefeitura e ACI, visando à concretização desse objetivo. Nilton Teixeira deu informações, posteriormente confirmadas e ampliadas pelo prefeito Sidney Brondani, indicando que a área é de cinco hectares, com 32 lotes que serão vendidos a empresas interessadas, através de leilão público, o que deve ocorrer ainda este ano, informou o prefeito. O presidente do CDI informou que o arruamento interno já está feito, bem como a marcação dos lotes. Uma rua de acesso também está pronta. O prefeito Sidney Brondani informou que a Corsan já fez a perfuração de poço artesiano e a rede elétrica está em fase de licitação. A primeira iniciativa tornou-se deserta, isto é, sem interessados na obra. A segunda licitação está sendo concluída agora. Havendo indicação da empresa a fazer essa obra, a Prefeitura deverá anunciar o leilão dos lotes.
Em relação ao “Distrito Industrial 1”, o prefeito Sidney Brondani acolheu a opinião surgida na reunião ocorrida na ACI, para que se faça uma renovação na situação de cada lote, a fim de que se avalie, através dos documentos existentes, o seu aproveitamento para fins industriais.
O prefeito destacou também as dificuldades na definição das obras da RS-165, que tem seu início praticamente na margem da planta urbana de São Luiz Gonzaga, especialmente no que se refere à ligação com a BR-285, que tem trecho paralelo com a rodovia estadual. Informou que recentemente houve a definição de que essa ligação será pela “Avenida JK”, uma extensão do Distrito Industrial 1, o que valoriza esse empreendimento do Município, que até o momento apresenta pouco aproveitamento para o desenvolvimento industrial de São Luiz Gonzaga. A esse respeito, o presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, destacou os empreendimentos existentes, entre os quais o da Cooperativa, que estão em fase de expansão. Disse que o melhor aproveitamento do Distrito Industrial será uma consequência da reorganização da área e investimentos básicos de infraestrutura.
Na reunião promovida pela ACI, os dirigentes da entidade fortaleceram o pedido já formulado ao prefeito Brondani de que façam a criação de uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para incentivar o crescimento da atividade empresarial em São Luiz Gonzaga. Brondani concordou com esse pedido e assegurou que fará a criação dessa secretaria, tendo como base o serviço municipal instalado na Galeria do Comércio, de apoio aos pequenos negócios.
Fonte: Assessoria de Imprensa da ACI