Presidente da Regional Missões II fala sobre as dificuldades da cadeia de produção leiteira com a concorrência desleal
Nesta quarta-feira, 19, o presidente da Regional Missões II, Márcio Langer, falou sobre a preocupação com a cadeia de produção leiteira no estado. Ele reforçou a nota divulgada nesta semana convocando para o ato que será realizado no dia 1º de agosto em prol desta causa.
A ação é liderada pela Fetag e tem como objetivo manifestar contra a entrada de produtos lácteos de fora do país, o que tem causado uma concorrência desleal e prejudicado gravemente os produtores locais .
O presidente da Regional Missões II destacou que a situação se agravou desde agosto do ano passado, quando caiu a tributação dos produtos lácteos dos países vizinhos. Essa mudança abriu caminho para que “volumes estratosféricos” de leite estrangeiro viesse para o Brasil, afetando principalmente o Rio Grande do Sul.
Márcio mencionou que além das empresas que tradicionalmente importavam, atualmente até os atacados e grandes redes de supermercados estão buscando os produtos dos países vizinhos. Essa condição tem tornado impossível competir em igualdade de condições.
Além disso, o presidente enfatizou que essa situação está levando à desvalorização do produto, decorrente do represamento de estoques, e que os produtores também têm enfrentado os efeitos da última estiagem, o que agrava ainda mais a crise no setor.
Embora o consumidor esteja naturalmente satisfeito com a queda nos preços dos produtos lácteos, Márcio alerta para as consequências negativas desse cenário para os produtores. Muitos deles estão sendo obrigados a abater seus animais e mesmo encerrar seus negócios, criando um efeito cascata no setor. A redução na oferta de leite no mercado acarretará, no futuro, um aumento nos preços, prejudicando tanto os produtores quanto os consumidores.
O ato convocado para o dia 1º de agosto em Porto Xavier visa chamar a atenção das autoridades e da população para a importância de medidas que assegurem a sustentabilidade e o desenvolvimento da cadeia de produção leiteira do estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Rádio São Luiz