Associados da Cermissões terão diminuição de 23,47% no valor da luz

Foto: Divulgação/Cermissões

Essa é a maior redução dos últimos 10 anos

O trabalho da Cermissões tem consistido, nos últimos anos, em fornecer energia de qualidade e atender as demandas dos mais de 31 mil associados, nos 26 municípios de atuação.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O resultado deste trabalho é reconhecido pelos associados que, ao responderem as pesquisas de satisfação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, colocam a Cermissões entre as melhores do Brasil.

Nesta semana, uma excepcional notícia foi recebida pelo presidente Diamantino Marques dos Santos, a qual está sendo repassada a todos da Família Cermissões:

A ANEEL homologou as tarifas de energia elétrica da Cermissões, com uma redução de 23,47%.

Uma notícia impactante para o quadro social, pois no período de julho de 2023 a julho de 2024, as contas de luz terão uma grande redução, fruto dos investimentos certeiros realizados pela direção da Cermissões e do crescimento do consumo do setor do agronegócio em 2022.

Outros fatores que contribuíram para esta redução decorre da variação do custo do transporte, da diminuição dos custos de aquisição de energia contratada diretamente da Electra Comercializadora e RGE Sul, da redução dos encargos setoriais, dentre outros.

Redução será percebida já nas faturas de agosto

A Cermissões repassará aos associados a diminuição de 23,47% nas faturas de energia, em média, na comparação com as tarifas aplicadas no período 2022/2023, já a partir do mês de agosto.

É muito importante lembrar que a tarifa da energia elétrica é definida pela ANEEL, que analisa a variação de custos da Cooperativa no período, onde estão inclusos todos os custos do setor elétrico, inflação, custos para geração e aquisição de energia, e os encargos de transmissão e setoriais.

Segundo o presidente Diamantino, dar uma notícia destas aos associados é motivo de grande satisfação e de enorme importância para a região, “pois atuamos em uma região que nos dois últimos anos teve prejuízos imensuráveis em razão da estiagem, e ainda temos os reflexos da pandemia e da instabilidade política do Brasil e países vizinhos, e essa diminuição de custos aos associados, irá minimizar parcialmente as dificuldades financeiras”. “Cuidamos de cada centavo da Cooperativa, pois a Cooperativa é dos associados, e nós temos o compromisso, enquanto presidente, de cuidar deste patrimônio constituído ao longo de sua exitosa história”, disse Diamantino.

Consórcio para compra de energia foi uma decisão acertada

O Coordenador do Setor Comercial, Anderson Sá, salienta que a compra conjunta de energia no Mercado Livre entre a Cermissões, CRERAL de Erechim, COOPERLUZ de Santa Rosa, e CERTHIL de Três de Maio, foi uma decisão acertada, que já trouxe vários benefícios aos associados, sendo um fator determinante para esta redução nas contas de luz nos próximos 12 meses.

A eficiência da Administração da Cermissões gera credibilidade, que aliada à confiabilidade dos associados na direção e colaboradores, fez com que o custo operacional realizado no período, fosse menor que do que o calculado e definido pela ANEEL, viabilizando a continuidade e aumentando os investimentos nos sistemas de distribuição (redes e subestações), frota de veículos e caminhões, postos de atendimento, treinamentos e equipamentos, evidenciou Anderson.

Os associados/clientes do Grupo B, que em sua maioria são pequenos comércios, residências e propriedades rurais, terão uma redução média de 23,49%.  Já os consumidores enquadrados na classe residencial urbana, perceberão uma queda de 26,20 % em suas tarifas.

Para as indústrias e grandes consumidores pertencentes ao Grupo A, a redução média será de 23,43%, podendo variar para mais ou para menos em função do perfil de utilização da energia e demanda ao longo do mês.

O reajuste tarifário da Cermissões ocorre anualmente no mês de julho, após homologação  feita pela ANEEL.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cermissões